Belkiss_capa.png

TV UFG lança filme sobre a vida de Belkiss Spencière

Em 20/08/20 13:34.

A pianista, reconhecida internacionalmente, tem sua vida ligada à UFG e a educação musical

Texto: Caroline Pires

Trazendo muita sensibilidade e cultura, estreia no próximo dia 26 de agosto, às 18h na TV UFG, o filme Belkiss, que apresenta a trajetória da pianista Belkiss Spencière responsável por abrir um novo cenário da música erudita não só em Goiás mas em todo o Brasil.  O lançamento coincide com o Dia Internacional da Igualdade Feminina, o que vai ao encontro da sua carreira de mulher em defesa da música e da educação como fundadora da 2ª Orquestra Sinfônica Feminina do Mundo e do Conservatório Goiano de Música. A produção foi dirigida pela cineasta Simone Caetano e realizada pela Balacobaco Filmes.

A ideia do filme surgiu em 2005 quando Simone Caetano estava concluindo sua pós-graduação em Cinema. "Eu queria contar a história de uma mulher com uma representatividade forte da Cultura Goiana. Infelizmente ela faleceu sem conseguir participar da construção do filme, o que era nossa intenção deste o início do projeto". A partir disto, a cineasta explica que se debruçou em uma árdua pesquisa para que o filme fosse produzido a partir de materiais publicados sobre e pela pianista. "Queríamos possibilitar de alguma forma que a própria Belkiss pudesse contar a sua história. E foi isso que conseguimos fazer, é uma alegria muito grande poder ouvir e trazer ela. É emocionante", considerou. A cineasta agradeceu imensamente a contribuição da família de Belkiss Spencière, do Museu da Imagem e do Som do Estado de Goiás, da TV Brasil Central e da Organização Jaime Câmara. "É um filme colaborativo para contar as histórias felizes de uma mulher que sempre foi a frente do seu tempo", concluiu.

A produção contou com o apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, apoio cultural da TV UFG, Fundação RTVE, TV Anhanguera e TV Brasil Central.

Nanhá do Couto, Belkiss Spenzieri e a UFG

O diretor da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, prof. Eduardo Meirinhos, lembra que Belkiss Spencière era neta de Maria Angélica da Costa Brandão, dona Nhanhá do Couto, uma das pioneiras do ensino fundamental, musical e artístico do Estado de Goiás. O professor conta que quando a família se mudou de Ouro Preto, em Minas Gerais, para a antiga Vila Boa, Nhaná do Couto "trouxe na bagagem a mobília austríaca e um piano francês que a acompanhou na missão de alfabetizar e musicalizar. O que acabou alcançando a jovem cidade de Goiânia". Segundo o professor o grande sonho da avó de Belkiss Spencière era construir uma escola que fosse formadora e modelo de educação musical o que acabou por ter como protagonista a sua neta. "Belkiss Spencière Carneiro de Mendonça foi responsável pela fundação pelo Conservatório Goiano de Música em 1954. Após a sua federalização ele passou a ser em 1960 uma das unidades constituintes da UFG. Este fato é único no Brasil: uma escola de música compor a fundação de uma universidade", destacou.

Galgando admiração e repercussão em todo o mundo, a pianista Belkiss Spenzieri integrou também a própria história da UFG. "Lembrar o seu nome se trata não somente uma questão de manutenção de uma tradição, mas do reconhecimento de uma centelha duradoura de reconhecimento que se faz hoje na EMAC, na UFG, em Goiás e no Brasil. Sua memória é o esteio da nossa identidade", concluiu.

TV UFG

Simone Caetano destacou ainda a satisfação de ter o filme exibido pela TV UFG. A cineasta acredita que como Belkiss passou parte da sua vida profissional na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), que conta com professores que foram seus alunos, ela pode ainda hoje por meio do filme servir de inspiração para nossos estudantes de música. "Onde quer que ela esteja sei que está feliz pois fizemos a parceria certa. Meu muito obrigada a cada profissional e professor que contribuiu conosco", reforçou.

CARTAZ_BELKISS_2020.png

Fonte: Secom/UFG com colaboração da TV UFG