cargill

Em 11/08/20 17:21.

No Brasil foram 10 selecionados

Texto: Augusto Araújo

A estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Goiás (UFG), Dimitria Silveria é uma das selecionadas no processo seletivo da Cargill Global Scholars. O programa implementado com a parceria do  Institute of International Education oferece uma bolsa de estudos com duração de dois anos para estudantes que estão envolvidos em causas sociais, procuram inovar e possuem potencial para serem novas lideranças, conforme consta nas diretrizes do programa.

dimitria

A estudante da UFG foi uma das dez selecionadas no Brasil. A estudante é engajada em diversos projetos da universidade que tem auxiliado em sua formação. Ela faz parte do projeto de extensão Mulheres nas Engenharias, que busca divulgar o trabalho de engenheiras, promover o conhecimento e inspirar as alunas das engenharias. O projeto é da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC/UFG). “Como engenheira, acredito que  devo inspirar outras mulheres a seguir carreira nas engenharias e mostrar que somos tão capazes quanto os homens. A engenharia é uma área onde homens brancos, cis e hétero predominam, e é isso o que temos que mudar, atualmente. Promover todos os tipo de diversidade”, completa Dimitria.

Dimitria destacou também a importância que a engenharia possui ao promover o desenvolvimento de maneira sustentável. A estudante faz parte do Núcleo de Robótica Pequi Mecânico, uma iniciativa de estudantes e professores da EMC/UFG que busca inovações na área de robótica e também aproximar a sociedade goiana de conhecimentos desenvolvidos pela universidade. Atualmente, a aluna da UFG destacou que está trabalhando no desenvolvimento de um sistema de controle para caminhada de um robô humanoide, autônomo.

Programa

Foram mais de 800 candidatos do Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia e Rússia que concorreram às 60 vagas oferecidas este ano. Os alunos selecionados vão participar de um seminário de liderança nacional e uma cerimônia de premiação. Além da recompensa financeira, os vencedores irão posteriormente participar de outro Seminário de Liderança, em uma locação internacional da Cargill, onde os alunos dos seis países irão interagir em atividades de desenvolvimento profissional e de liderança com funcionários da empresa.

O Programa Cargill Global Scholars é implementado em parceria com o Institute of International Education (IIE), Office for Latin America and the Caribbean (LAC) no Brasil, na China, Índia, Indonésia, EUA e Rússia. Fundado há 101 anos, o IIE é uma das organizações sem fins lucrativos que implementa programas integrais de bolsas de estudos, gerenciamento de programas de desenvolvimento profissional, e já trabalhou amplamente na área de liderança. Atualmente, o IIE gerencia mais de 250 programas que beneficiam mais de 35 mil mulheres e homens em mais de 185 países.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias DRI EMC