Edward Madureira

Reitor da UFG assume a Andifes defendendo o diálogo e a união

Em 31/07/20 13:15.

Edward Madureira foi eleito novamente 10 anos após assumir a presidência da instituição pela primeira vez

Texto: Caroline Pires

 

Ressaltando a importância do diálogo para a construção de instituições de ensino superior fortes e prontas para lidar com o novo cenário que se configura no mundo pós-pandemia, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil foi eleito pela terceira vez para compor a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A instituição é a representante oficial das universidades públicas federais na interlocução com o Governo Federal e a comunidade em geral. Assumindo a diretoria executiva na função de presidente, o reitor da UFG recebeu 46 votos, das 54 instituições que votaram, na eleição realizada de forma online e organizada pelo Sigeleição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Edward Madureira iniciou seu discurso agradecendo a diretoria que deixa a gestão da Andifes, em especial ao prof. João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia, que registrou em sua fala o apoio completo a gestão eleita e o seu compromisso com a luta pela universidade pública, gratuita e inclusiva. "A presidência da Andifes vai perder duas características muitos marcantes: a erudição e o bom humor do meu amigo João Salles", brincou o reitor. O novo presidente da Andifes afirmou que é ao mesmo tempo uma honra e um privilégio ter sido eleito para este cargo. "A imagem da nossa instituição é construída neste cotidiano trabalhoso e exaustivo, mas extremamente prazeroso, uma vez que a Andifes é uma instiuição que ajuda a construir a nação que queremos para as próximas gerações", pontuou. 

Lembrando do desafio da busca pela reposição do pessoal técnico-administrativo e docente além da construção do orçamento da IFES, o reitor destacou que o diálogo em busca da união continuará a ser a sua marca durante o mandato de um ano. "O quão fundamental é estarmos unidos agora. Eu acredito e aposto nesta união e a ferramenta para isto é o diálogo permanente", destacou. Edward Madureira adiantou que na próxima segunda-feira a nova diretoria da Andifes terá a sua primeira reunião com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. "Não haverá tema difícil para nossa diretoria", concluiu. 

Assume a nova diretoria:

Presidente - Reitor Edward Madureira Brasil – UFG
1o Vice-presidente - Reitor Marcus Vinicius David – UFJF Suplente - Reitor Luís Eduardo Bovolato – UFT
2o Vice-presidente - Reitora Joana Angélica Guimarães – UFSB Suplente - Reitor Paulo Afonso Burmann – UFSM
Secretário Executivo- Gustavo Balduino
 Direção Andifes.png

 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Reitoria