Logo_IDEATHONlab_FundoTransparente_Versão2.png

Projetos inscritos no 1º Ideathon Lab UFG passam por seleção

Em 23/06/20 13:14.

A maratona de inovação busca soluções para problemas no contexto da pandemia e de momentos críticos na saúde pública

 

Equipes de Goiás de outros estados participam, nos meses de junho e julho,  do 1º Ideathon Lab - Soluções Inovadoras de Prototipagem para Saúde, uma iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG) voltada a estudantes, professores, pesquisadores, inventores e profissionais interessados na solução de problemas, no contexto da covid-19 e de outros momentos críticos na saúde pública.

 

A maratona começou no último dia 10 de junho com a liberação de conteúdos on-line  sobre criatividade, design thinking (soluções para problemas de forma colaborativa), picth (apresentação resumida e direta de ideias ou projetos), além de mentorias com especialistas em Saúde, Engenharias Mecânica e Elétrica, Modelagem Digital e Segurança do Trabalho. Entre 23 e 26 de junho, há a seleção das soluções enviadas pelas equipes inscritas. Na próxima semana, dia 29 de junho, está prevista a divulgação das equipes e projetos escolhidos.

 

IPE Lab - onde os participantes poderão desenvolver protótipos

IPE Lab: onde os participantes poderão desenvolver protótipos

 

“Este é o nosso primeiro desafio com atividades práticas de prototipagem. Nosso objetivo é contribuir com a disseminação da “cultura maker”. Nesse sentido, a Rede IPE [Ideias Prototipagem Empreendedorismo] Lab tem um importante papel em Goiás. Estamos confiantes de que teremos boas ideias, que poderão contribuir neste momento de covid-19 e de outros momentos de crise na saúde", explica a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Transferência e Inovação Tecnológica (PRPI-UFG), Helena Carasek. 

Protótipos

Após as  etapas de ideação, desenho digital, validação e picth (por vídeo), demonstrando a aplicabilidade e funcionalidade  dos projetos,  5 equipes serão selecionadas para a fase de prototipagem, que poderá ser desenvolvida na unidade I da  Rede Lab – Ideias Prototipagem e Empreendedorismo da UFG localizada no Câmpus Samambaia. 

O protótipo é  algo que serve como modelo  ou amostra  de algo que será fabricado ou comercializado. A finalidade  é que seus desenvolvedores possam registrar eventuais falhas e aperfeiçoar processos.O IPE Lab conta com impressoras 3D e outros equipamentos necessários a esses processos.

Segurança

"Os participantes que optarem por utilizar a estrutura do IPE Lab para a prototipagem deverão observar todas as medidas sanitárias para o controle da covid-19", afirma  o coordenador, professor Pedro Henrique Gonçalves. "Nosso layout também será  modificado para garantir a segurança das equipes; forneceremos  EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] e haverá monitores  para tirar dúvidas", conclui.

As equipes terão até o dia 9 de julho para entregar o protótipo físico no IPE Lab, e um vídeo pelo email: eventos.ceiufug@gmail.com, explicando a viabilidade e a funcionalidade da solução.

Etapa Final

A banca final virtual  será composta no dia 11 de julho e terá como critérios de avaliação a originalidade,  impacto nos cuidados da saúde, viabilidade técnica e viabilidade financeira.

As 3 (três) equipes melhor classificadas receberão prêmios em dinheiro, sendo 5(cinco) mil para a primeira colocada, 3 (três) mil para a segunda colocada e 2 (dois) mil para a terceira colocada. Todos os participantes receberão certificados

Realização

O 1º Ideathon Lab  uma realização da UFG por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação (PRPI) e Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT), executada  pela Rede IPE Lab  e  pelo Centro de Empreendedorismo (CEI/UFG). 

A iniciativa conta com  apoios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Goiás  (Sedi).

Essa iniciativa procura unir o conceito de competição criativa com a prototipagem inovadora, viabilizada pela união de  esforços de dois organismos da UFG,  com competências complementares: o CEI, que entre outras coisas, possui experiência consolidada na organização de competições baseadas na criatividade, de outro lado, a rede IPE Lab, ambiente privilegiado de estímulo à prototipagem e à fabricação, a partir de ideias inovadoras. E isso tudo coroado por sua realização no âmbito da Campus Party, em parceria com a Sedi Goiás, analisa o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel  Freitas Carvalho.

Clique aqui para ver a íntegra do edital

 

 

Fonte: CEI/UFG

Categorias: Notícias PRPI CEI UFG