Projeto Pneuma entrega mais 18 ventiladores mecânicos

Em 19/06/20 17:47.

Ao todo já foram recuperados 27 equipamentos entregues à Secretaria Estadual de Saúde

Kharen Stecca

Nesta sexta-feira, 19/6, o projeto Pneuma, da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás, entregou 18 equipamentos de ventilação mecânica aptos para já serem utilizados pela Secretaria Estadual de Saúde. Aparelhos que estavam em desuso estão sendo recebidos pela EMC desde o mês de abril. Para a realização dos reparos, o projeto conta nesse momento com uma equipe de 10 voluntários. Ao todo já foram recuperados 27 equipamentos pelo projeto.

Projeto Pneuma
Esta é a segunda entrega de ventiladores recuperados pelo projeto (Fotos: Salvio Farias)

A subsecretária de Saúde de Goiás, Luciana Vieira, esteve presente na EMC-UFG para receber os equipamentos, que vão somar no enfrentamento à Covid-19. “Esses ventiladores mecânicos serão fundamentais para que mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sejam abertos pelo Estado, colaborando para o atendimento aos pacientes críticos infectados pelo coronavírus”, pontuou.

Ela explicou que esses equipamentos estavam em desuso por falta de peças ou calibragem, e a parceria com as instituições permitem que os respiradores voltem a ser utilizados nas unidades da SES-GO. “São excelentes equipamentos, que estavam parados. Agora, voltaram para os hospitais da rede estadual e ajudando no enfrentamento à pandemia, continuando sendo utilizados pós-pandemia.”

O professor Rodrigo Lemos explica que o processo de reparo tem início com o recebimento do aparelho e do seu histórico de registro de falhas. A partir disso, a equipe realiza a avaliação da possibilidade de realização do conserto. Por fim, o aparelho passa por uma calibragem para garantir que a máquina  tenha as funcionalidades exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ao ser entregue para uso, o equipamento recebe um laudo técnico que assegura o seu pleno funcionamento. O processo de calibração e emissão deste laudo é feito por profissionais acreditados externos ao projeto.

Os recursos empregados para o Projeto Pneuma provêm prioritariamente da Secretaria Estadual de Saúde, UFG, Instituto Federal de Goiás e Senai, além de doação de insumos recebida de voluntários, do Ministério Público do trabalho, indústrias e empresas parceiras. O professor ressalta que espera conseguir entregar 60 unidades até o final da ação.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Carvalho, acredita que esse projeto cumpre o papel da universidade, promovendo pesquisa e extensão para o bem da sociedade. “Num momento como esse, colocamos nossa capacidade de recursos humanos e materiais em prol das pessoas”. Já o diretor do Senai Vila Canaã, Claiton Candido Vieira, explicou que o conhecimento da universidade está sendo colocado à disposição da população, unindo esforços de diversas instituições para a reparação desses equipamentos. “Isso só é possível devido ao trabalho em conjunto de diversos setores”, afirmou.

Projeto pretende chegar a 60 ventiladores recuperados

Fonte: Secom UFG (com informações da Secretaria Estadual de Saúde)