EMC-02.jpg

EMC/UFG conquista nova Pós-graduação

Em 19/06/20 17:02.

Stricu sensu em Engenharia Mecânica irá oferecer 30 vagas em seu primeiro processo seletivo

Caroline Pires

Com um trajetória marcada por regularidade e eficiência, a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) comemora a criação e reconhecimento por parte do Ministério da Educação do primeiro curso de pós-graduação Stricto sensu em Engenharia Mecânica do estado de Goiás. O PPGMEC nasce oferecendo a área de concentração "Ciências Mecânicas" com o objetivo de colaborar no desenvolvimento de conhecimento inédito e inovadores na área. No primeiro processo seletivo serão ofertadas 30 vagas.

O coordenador da pós-graduação, prof. Felipe Pamplona Mariano, reforça que a conquista consolida o comprometimento da EMC na transformação social e educacional voltada para o ensino superior. Segundo ele, a criação o PPGMEC terá impacto frente à crescente demanda por formação de recursos humanos especializados. "Além disto, esperamos contribuir no desenvolvimento de pesquisa avançada e inovadora para subsidiar a crescente industrialização e à manutenção da qualidade do ensino de graduação em Engenharia Mecânica no estado de Goiás e na região Centro-Oeste", exemplificou. Felipe Mariano espera ainda que a pós-graduação colabore para a redução da assimetria regional na oferta de cursos na área das Engenharias III da Capes. "Assim poderemos atender de maneira ampla as necessidades de desenvolvimento científico, industrial, educacional e socioeconômico nacionais e, principalmente, regionais", concluiu.

Segundo o diretor da EMC, professor Reinaldo Nogueira, a aprovação do PPGMEC é uma conquista que demonstra o compromisso da Unidade Acadêmica com a pesquisa. "Não posso deixar de ressaltar e valorizar o excelente trabalho desenvolvido pelo grupo de docentes que se dedicou muito, desde a concepção do projeto do programa. Parabéns a todos por esse resultado tão esperado e merecido", frisou.

Graduação

Criado em 2008 e recebendo os primeiros estudantes no ano seguinte, o curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFG tem tido uma trajetória de conquistas. Logo em sua primeira avaliação, em 2013, o curso obteve nota 4. Já a primeira turma graduada obteve conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). "Desde as primeiras avaliações, o curso tem demonstrado o compromisso da instituição e, principalmente, dos professores ligados ao curso de Engenharia Mecânica, com a qualidade do ensino", elogiou o professor.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias EMC