Top 100 download

Artigo da UFG está no Top 100 da Scientific Reports em 2019

Em 27/03/20 13:21.

Paper que fala da análise clínica da cera de ouvido para detectar câncer destacou-se na comunidade científica internacional

O artigo Cerumenogram: a new frontier in cancer diagnosis in humans ficou entre os 100 que obtiveram o maior número de downloads do jornal Scientific Reports em 2019, que é dos mesmos editores da Revista Nature. O paper foi baixado 11.822 vezes por um público formado por cientistas. Quando se verifica o ranking Journal Top 100 é possível constatar que a pesquisa desenvolvida na UFG possui relevância para a comunidade científica internacional, já que, entre os 100 mais baixados, ocupa a 75a posição.

Em um comunicado enviado pela publicação ao coordenador do Laboratório de Métodos de Extração e Separação (Lames), que é vinculado ao Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG), e um dos autores do artigo, Nelson Roberto Antoniosi Filho, é dito que ficar entre os 100 mais baixados "é uma conquista extraordinária", pois o Scientific Reports publicou quase 20 mil artigos no ano passado. Além dos pesquisadores do Lames, a equipe de otorrinolaringologistas do Hospital das Clínicas (HC/UFG), coordenado por Melissa Ameloti Gomes Avelino.

"Como o artigo foi publicado somente em 13 de agosto de 2019, o resultado é fruto de menos de seis meses de disponibilização para downloads,  sendo um dos de maior repercussão na oncologia mundial no último ano", destaca Nelson Antoniosi.

Sobre a pesquisa

A pesquisa em questão concluiu que o exame clínico da cera de ouvido pode levar à detecção do câncer em diferentes estágios. O grupo de cientistas envolvido no estudo ressalta que a grande inovação do trabalho está no fato de descobrir que a cera de ouvido contém o histórico do metabolismo de seres humanos que pode dizer se o indivíduo está doente ou saudável.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias IQ Orgulho de ser UFG