Máscara IPE Lab 1

UFG desenvolve máscara de plástico contra o coronavírus

Em 24/03/20 11:01.

Produto deve ser submetido à validação da equipe de especialistas em saúde

Máscara IPE Lab 1

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram uma máscara de plástico para ser usada no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O produto foi feito com placas de PETG, um derivado do PET (polietileno tereftalato). A proposta é que o equipamento de proteção individual (EPI) seja utilizado por profissionais de saúde. 

Empenhados em contribuir para o combate ao covid-19 e cientes da escassez de EPIs e de outros equipamentos de uso hospitalar, os cientistas fizeram um projeto gráfico baseado no que já havia no mercado que foi impresso em uma impressora 3D e outras máquinas que compõem o Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IPE Lab) - espaço concebido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO).

Máscara IPE Lab 2

A máscara deve ser submetida à validação de uma equipe de especialistas em saúde. Uma vez aprovada, começará a ser produzida para ser enviada a instituições como o Hospital das Clínicas (UFG). Além da máscara, que cobre o rosto todo, os pesquisadores também estudam a possibilidade de produzir outro tipo de máscara e peças para respiradores, dentre outras.

O grupo é composto pelo diretor do Parque Tecnológico Samambaia, Luizmar Adriano Júnior, o estudante de física, Daniel Silva Guimarães, e o professor de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás, Pedro Henrique Gonçalves.

Máscara IPE Lab 3

 

 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias PRPI Coronavírus