Reunião Secult

Instituições se mobilizam para criar rede de cultura em Goiás

Em 13/01/20 10:57.

Proposta de programação cultural itinerante foi apresentada ao secretário estadual de Cultura

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Foto: Victoria Cywinski

As seis Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás (Ipes-GO) têm se reunido periodicamente e estão mobilizadas para estabelecer uma rede de cultura no estado. O objetivo é mapear as ações e os equipamentos culturais nos diversos municípios e conhecer a estrutura dessas instituições. Integram a rede as Universidades Federais de Goiás (UFG), de Catalão (UFCAT) e de Jataí (UFJ), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e os Institutos Federais de Goiás (IFG) e Goiano (IFGoiano).

A pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFG, Flávia Cruvinel, que coordena a Rede de Cultura Ipes-GO, explica que o grupo tem se reunido mensalmente desde fevereiro de 2019. "A partir dessa aproximação, buscamos elaborar um primeiro projeto, que é o de circulação de programações artísticas e culturais que já são produtos dessas instituições", afirma. A Caravana Cultural Goiás circulará por seis cidades goianas, com diferentes modalidades artísticas, como música, teatro e dança.

Reunião Secult
Representantes das Ipes-GO em reunião com o secretário de Cultura, Adriano Baldy

O projeto foi apresentado ao secretário de Cultura do estado, Adriano Baldy, no dia 7 de janeiro. O projeto foi bem recebido pelo secretário, que indicou o gerente da Secult, Sacha Witkowski, para acompanhar as discussões que irão definir a programação e a itinerância da Caravana Cultural Goiás.

Além da coordenadora da Rede de Cultura Ipes-GO, participaram da reunião o coordenador do Cria.Lab/UEG e da UEG TV, Marcelo Costa, o coordenador de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UEG, Augusto Almeida, e os representantes da UFCAT, Cacildo Ribeiro, do IFGoiano, Roseli Rocha, e do IFG, Emmanuel e Denise.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: NOTÍCIAS Proec