UFG presta homenagem a reitores da UFJ e UFCAT

Em 16/12/19 15:35.

Américo Nunes e Roselma Lucchese foram empossados na gestão das novas universidades

Letícia Santos

A última reunião ordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni/UFG), realizada na tarde do dia 13 de dezembro, reuniu e prestou homenagens aos reitores das duas novas universidades federais do estado de Goiás: Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Universidade Federal de Jataí (UFJ).

O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, iniciou o evento enfatizando a importância de mais duas universidades federais para o estado de Goiás. “É um dia histórico para o estado e para a educação”, afirmou. Em sua fala, Edward também relembrou as dificuldades enfrentadas pelas duas universidades, que até maio de 2018, eram regionais da UFG. “Enfrentamos muitas dificuldades no começo. O Câmpus de Catalão e Jataí foram ameaçados de fechar várias vezes, por isso, temos que agradecer a professores, técnicos e estudantes, que vieram de todas regiões do país e se dedicaram as nossas duas universidades”, finalizou.

Consuni
"É um dia histórico para o estado de Goiás, que ganha duas novas universidades públicas", afirmou Edward Madureira. (Fotos: Carlos Siqueira)

O novo reitor da Universidade Federal de Jataí, Américo Nunes da Silveira, defendeu a nova UFJ como fruto da construção coletiva entre o povo jataiense e a comunidade acadêmica. “Nossa universidade é resultado do trabalho de diversas pessoas, com raízes profundas no sudoeste goiano, mas com os olhos sempre voltados para o mundo. Temos consciência do papel social da nossa universidade e da sua excelência acadêmica”. Américo também prestou homenagem, aos ex-reitores da UFG, José Cruciano de Araujo e Maria do Rosário Cassimiro, que contribuíram para a criação do campus de Jataí. “As duas regionais nasceram como um projeto de extensão da UFG, no final da década de 1970”, afirmou.

A UFG também foi homenageada na fala da nova reitora da Universidade Federal de Catalão, Roselma Lucchese, que pontuou o carinho pela universidade que abriu portas para sua carreira quando ela chegou no estado de Goiás. “A UFCAT nunca deixará de ser UFG. Somos espelhos de muitas pessoas que lutaram pelo ensino superior no interior e que resistiram as fragilidades da precariedade que vivenciamos no começo da regional”, afirmou. Para Roselma, a criação das duas novas universidades é uma importante conquista da comunidade acadêmica e de diversos representantes políticos que lutaram por esse feito.

Sandramara Matias Chaves, vice-reitora da UFG, enfatizou o apoio que a UFG sempre vai prestar para as duas novas universidades. Segundo Sandramara, a Universidade Federal de Goiás está a disposição para contribuir com as novas gestões e com a comunidade acadêmica. “Temos certeza que as Universidades de Jataí e Catalão estão prontas para desenvolverem um trabalho de extrema qualidade”, afirmou.

O prefeito do município de Jataí, Vinícius Luz (PSDB), e o Deputado Federal, José Nelton (Podemos-GO), também estiveram presentes no evento e ofereceram apoio para as duas universidades.

Consuni
Da esquerda para direita: José Nelton, Sandramara Matias, Américo Nunes, Roselma Lucchese, Edward Madureira e Vinícius Luz

Fonte: Secom UFG

Categorias: notícias CONSUNI