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Projeto da Faculdade de Informação e Comunicação concorre a 4ª Prêmio IPL Retratos da Leitura

Em 05/11/19 09:04.

O projeto Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris), é um dos finalistas da categoria Bibliotecas: públicas, escolares ou comunitárias

O  Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris) vinculado ao Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação, e sede do comitê do PROLER em Goiânia, comemora a seleção para ser finalista no 4ª Prêmio IPL Retratos da Leitura, na categoria Bibliotecas: públicas, escolares ou comunitárias. O Libris desenvolve ações a partir de duas bibliotecas de referência existente: na Faculdade de Informação e Comunicação/FIC e na Faculdade de Educação. As bibliotecas reúnem um acervo atualizado de livros para crianças e jovens, bem como obras teóricas nas áreas de literatura e leitura e atendem a rede municipal de ensino do Goiânia, por meio de suas bibliotecas escolares.

 

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Além de disponibilizar um acervo com mais de 6.000 títulos para empréstimo aos professores da rede municipal de ensino, promove a organização técnica e pedagógica das bibliotecas municipais por meio cursos técnicos e de metodologia da leitura no espaço escolar. Esse acervo, se constitui elemento importante no desenvolvimento de ações de promoção da leitura, uma vez que a biblioteca é o lugar por excelência para o cumprimento de tais premissas e é alimentado com a produção editorial recebida anualmente para o processo de avaliação para o Prêmio FNLIJ ( Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) de literatura par crianças e jovens.

A biblioteca escolar modelo, atua na formação dos futuros bibliotecários e professores e consequentemente dos alunos das escolas da rede municipal de ensino para que tenham uma referência física, organizacional, tecnológica e de formação profissional para o cumprimento da LEI Nº 12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.
O projeto se sustenta a partir de três elementos indispensáveis ao processo de formação do leitor infantil e jovem: 1- Acervo qualificado para a prática promotora da leitura; 2- Uma biblioteca estruturada considerando as especificidades físicas, organizacionais e tecnológicas para abrigar o acervo; 3- Planejamento de ações mediadas de leitura que contemple o público alvo: crianças, jovens, estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários e do ensino fundamental.

As configurações estruturais, técnicas, tecnológicas, organizacionais e de acervo, desenvolvidas, tem pautado o desenvolvimento de modelos que contemplem as especificidades de uma biblioteca que efetive uma proposta de inserção no contexto pedagógico, a partir da articulação das necessidades informacionais e das demandas pedagógicas específicas de cada área do conhecimento escolar. Além de buscarmos adequar a biblioteca física e organizacionalmente, observando as especificidades do ambiente escolar e as exigências curriculares do ensino básico no Brasil, buscamos atuar na formação de agentes educadores nas escolas da rede municipal de ensino de Goiânia, os quais atuarão como mediadores e promotores da atuação da biblioteca como centro dinamizador da leitura, pesquisa e difusão do conhecimento.

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Sobre o IPL

O Instituto Pró-Livro (IPL) é uma associação de caráter privado e sem fins lucrativos mantida com recursos constituídos, principalmente, por contribuições de entidades do mercado editorial, com o objetivo principal de fomento à leitura e à difusão do livro.

Foi criado em outubro de 2006, como resultado de estudos e conversação entre representantes do governo e entidades do livro, e constitui uma resposta institucional à preocupação de especialistas de diferentes segmentos – públicos e privados – das áreas da educação, cultura e de produção e distribuição do livro, pelos níveis de letramento e hábitos de leitura da população em geral e, em particular, dos jovens, significativamente inferiores à média dos países industrializados e em desenvolvimento.

Entre outros projetos, o IPL é o responsável pela realização da pesquisa nacional denominada Retratos da Leitura no Brasil, que está em sua quarta edição.

Já o Prêmio IPL – Retratos da Leitura tem quatro categorias: bibliotecas públicas e comunitárias; cadeia produtiva do livro; mídia e organizações da sociedade civil. O objetivo da premiação é fortalecer atividades que estimulem e formem novos leitores no país.

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Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Fic