Hackathon_1º

Reitor e vice-reitora se reúnem com vencedores do Hackathon 2019

Em 10/09/19 16:32.

Projeto de estudantes da UFG visa auxiliar universitários no período final do curso

Texto: Marina Viana

O reitor e a vice-reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira e  Sandramara Matias Chaves, receberam na segunda-feira (9/9) os estudantes vencedores do 1o Hackathon Inovações para a UFG - Soluções em Educação, para que pudessem apresentar o projeto “Minha Jornada TCC”. Trata-se de um aplicativo que funciona como um auxílio para que universitários em fase de produção do trabalho de conclusão de curso (TCC) possam planejar os estudos de forma mais personalizada.

Reitor e vice-reitora se reúnem com vencedores do Hackathon 2019
Equipe desenvolveu aplicativo para que universitários organizem o trabalho acadêmico

A ideia do aplicativo surgiu a partir da constatação da retenção de alunos na etapa final dos cursos. Por não conseguirem finalizar o trabalho de conclusão, os estudantes ficam presos à disciplina, o que gera uma interferência negativa e uma alta demanda para a orientação dos professores.

A partir dessa situação, a equipe formada por quatro estudantes da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) - Ketlen Komorek, Victória Arantes, Tiago Hermano e Gabriel Rodrigues - desenvolveram uma plataforma com o intuito de que os universitários organizem seus estudos e cumpram suas metas por meio da técnica de gamificação (uso do design e da mecânica de games para um contexto diferente), como forma de influenciar e incentivar resultados práticos.

O 1o Hackathon Inovações para a UFG - Soluções em Educação foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho deste ano. O evento consiste em uma maratona de programação que envolve diferentes disciplinas, na qual equipes competem entre si para desenvolver soluções que atendam à necessidades da UFG. De acordo com o reitor Edward Madureira, “um dos maiores problemas na Universidade é a retenção e a evasão”, exatamente o que a proposta dos estudantes visa evitar. A vice-reitora observou que uma dos grandes benefícios da competição é dar aos estudantes a oportunidade de desenvolver projetos que poderão ser oferecidos à sociedade. "Dentro de uma maratona como essa as ideias são infindáveis", conclui.

Categorias: notícias Gabinete