Encontro dirigentes

Dirigentes da UFG discutem desafios da gestão pública

Em 04/09/19 15:45.

Gestores foram levados a pensar alternativas e melhorias, com foco na compreensão e no diálogo

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas) realizou nesta quarta-feira (4/9) o IV Encontro de Dirigentes da Universidade Federal de Goiás (UFG), no auditório da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (Face), no Câmpus Samambaia. Esta edição do evento abordou os desafios na gestão, suas limitações e proposições, com a palestra do diretor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (DAD), Sérgio Henrique Barroca Costa.

Presente à abertura do encontro, a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, destacou a importância da iniciativa para enfrentar os desafios da gestão. "Esse tipo de qualificação é extremamente importante, pois oferece a oportunidade dos gestores de compartilhar, discutir, trocar experiências e também nos qualificarmos", afirmou.

O diretor da DAD falou sobre o intuito da gestão em compreender as dificuldades para propor alternativas e melhorias. Ele explicou que o ambiente de trabalho engloba três dimensões: a organização do trabalho (normas, jornada e objetivos), as condições de trabalho e as relações sociais no trabalho. Segundo Sérgio Henrique, pesquisas mostram que mesmo quando a organização e as condições não são ideais, as relações pessoais conseguem superar alguns desafios. "Os desafios enfrentados coletivamente são mais efetivos quando feitos com base no diálogo e na compreensão de todos os fatores que compõem o ambiente de trabalho".

Encontro dirigentes
Everton Wirbtzki, pró-reitor de Gestão de Pessoas, ao lado vice-reitora Sandrama Matias Chaves e do diretor de Acompanhamento
e Desenvolvimento Institucional, Sérgio Henrique Costa

Diálogo

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Everton Wirbtzki, destacou que o encontro de dirigentes faz parte das ações que visam esclarecer e nivelar os conhecimentos relacionados às normas às quais a administração pública é sujeita e à responsabilidade dos gestores. Além disso, é uma via de diálogo e comunicação que permite que políticas institucionais, especialmente de gestão de pessoas, possam ser discutidas e propostas.

"O serviço público, que é caracterizado como burocrático, a cada dia que passa vem sendo permeado por novidades. Os fatores cada vez mais imediatos da sociedade apontam uma velocidade que demanda uma postura mais engajada e envolvida dos servidores públicos. Naquilo que se refere mais especificamente aos gestores universitários, as diferentes áreas e perfis são desafios a mais que só possuem as instituições complexas e democráticas como a nossa UFG", considerou.

Encontro dirigentes
Dirigentes discutiram coletivamente possíveis soluções diante de desafios de gestão

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias Gabinete Propessoas