Trofeu Jaburu.png

Professores da UFG recebem comenda por destaque cultural

Em 30/08/19 10:04.

Evento foi realizado no Palácio das Esmeraldas

Professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) receberam na última quinta-feira, 29/08, comendas culturais em reconhecimento a suas contribuições para a área em Estado de Goiás em 2018 e 2019. Receberam a homenagem Ana Guiomar Rego Souza, Alexandre Nunes, Consuelo Quireze, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Braulio Romero, da Faculdade de Artes Visuais (FAV) e Heitor Rosa, da Faculdade de Medicina (FM).

O evento foi realizado na Palácio das Esmeraldas e na ocasião foram entregues não só a Medalha e Destaque Cultural do Ano, mas também o Prêmio Jaburu.

Premiação

O Troféu Jaburu é uma honraria concedida anualmente pelo Conselho de Cultura, que é ofertada às pessoas ou entidades de destaque no cenário da cultura.

A poetisa Cora Coralina foi a primeira homenageada pela comenda, em 1980. Outros relevantes nomes da cultura goiana também já foram agraciados, como Siron Franco, Goiandira do Couto, Leolídio de Ramos Caiado, João Batista de Andrade, Juca de Lima, Miguel Jorge, Antônio Poteiro e Edival Lourenço, atual Secretário de Estado de Cultura.

O conselho é um órgão colegiado, formado por representantes do setor cultural indicados pelo governo e pela sociedade civil organizada, responsável por desenvolver a política estadual de Cultura. Ao órgão compete, além da análise de projetos culturais, a função de normatizar, deliberar, consultar e fiscalizar todas as ações no universo cultural do Estado, inclusive formulando as propostas e executando políticas públicas na área.

Fonte: Secretaria de Cultura do Estado de Goiás e Secretaria de Comunicação da UFG

Categorias: notícias