Isabela Almeida Rodrigues_RI_UFG

Estudante da UFG é premiada em concurso de iniciação científica

Em 05/08/19 16:51.

Isabela Almeida Rodrigues, do curso de Relações Internacionais, foi premiada pela Associação Brasileira de Relações Internacionais

A estudante Isabela Almeida Rodrigues, do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), venceu o 3º Concurso de Iniciação Científica em Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Isabela está cursando o último ano do curso de Relações Internacionais e tem, em seu currículo, diversas participações em grupos de estudo, centro acadêmico, mobilidade acadêmica e estágio no Ministério das Relações Exteriores durante o ano de 2017, além de participação notável no Politizar de 2019, projeto de extensão da UFG que simula a câmara dos deputados estaduais, em que ocupou a presidência da comissão de Minas e Energia. 

A pesquisa de iniciação científica desenvolvida pela estudante, orientada pela professora Lais Forti Thomaz, analisa como a teoria dos Complexos Agroindustriais (CAI) auxilia na compreensão da influência que os agentes da cadeia produtiva do etanol conseguem ter na formulação das políticas estadunidenses. Para tal, se explora a elaboração da teoria dos Complexos Agroindustriais e a avaliação da cadeia produtiva do milho e do etanol a fim de compreender os atores que as constituem e como agem. Por fim é analisada a elaboração de leis por parte do executivo que garantem subsídio ao milho que serve de base para a fabricação do etanol americano. Assim, é possível compreender como os setores envolvidos na produção de biocombustíveis são capazes de influenciar o processo decisório da formulação de políticas voltadas à produção de energia. Esse lobby pretende garantir leis agrícolas de incentivo à produção de milho e estabelecimento de cotas de consumo de etanol. 

Isabela Almeida Rodrigues (UFG

Categorias: notícias