Prêmio Dom Tomás Balduíno

UFG é premiada em três categorias do Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos

Em 04/07/19 14:30.

Reportagens do Jornal UFG, Rádio Universitária e TV UFG receberam a premiação

Texto: Carolina Melo e Augusto Araújo

Prêmio Dom Tomás Balduíno

 

A matéria “Direitos Humanos: a quem defendem?”, publicada em junho do ano passado pelo Jornal UFG foi uma das matérias premiadas na última terça-feira, 2/7. Assinada pelas jornalistas Caroline Brandão e Letícia Rocha, duas mulheres negras, a reportagem foi vencedora pela categoria Produção Jornalística na Web. A matéria traz análises de professores da UFG sobre o que são direitos humanos e de que forma eles são aplicados em nossa sociedade - mais detalhes aqui.

Além das duas jornalistas do Jornal UFG, o programa Voz da Mulher, produzido pela Associação Mulheres na Comunicação em parceria com a Rádio Universitária, também foi contemplado com a premiação na categoria Reportagem ou Série em Áudio. O programa escolhido para concorrer ao prêmio foi ao ar no dia 6 de dezembro de 2018, tratando sobre um tema que envolve mulheres que sofreram abuso sexual pelo médium João de Deus. A ativista e empreendedora social Sabrina Bittencourt, responsável por reunir as primeiras denúncias de abuso contra João de Deus, a defensora pública Gabriela e a psicóloga Mônica Café trouxeram informações desmistificando opiniões e colaborando para que as vítimas de abuso sexual tivessem coragem de denunciar as violências sofridas.    O programa teve a produção de Bruna Porto e apresentação de Geralda Ferraz. Ainda contou com as participações de Ivone Cunha, no quadro Artes e Artistas, Bruna Porto, trazendo as Notícias e Aparecida Damaceno no quadro Momento pela Paz

Já pela categoria Vídeo, a TV UFG foi premiada pela reportagem “Vida Vesuvia”, transmitida pelo programa Enredo Cultural. A matéria se trata de um espetáculo com o mesmo nome, que apresenta a vida de uma transexual, desde a sua infância até a velhice. A equipe que participou da reportagem é composta pelo editor Jânio Alves, a produtora Natália Loiola, o apresentador Marcelo Pedro e o cinegrafista Fernando Brás. Confira a reportagem.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias