Solenidade de abertura evento AUGM Capa

Universidades da América do Sul se unem pela arte e cultura

Em 06/06/19 12:23.

Representantes de diversas instituições participaram da 1ª Reunião Anual da Comissão de Produção Artística e Cultural da AUGM

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Representantes de instituições de ensino superior de diversos países da América do Sul participaram na manhã desta quinta-feira (6/6) da 1ª Reunião Anual da Comissão Permanente de Produção Artística e Cultural da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). O evento integrou a I Semana de Arte e Cultura da Universidade Federal de Goiás, que segue até o próximo dia 8 de junho.

Solenidade de abertura evento AUGM 2
Abertura teve apresentação do duo composto pelos professores Anderson Rocha (violino) e Elvis Costa (violão)

A abertura foi realizada no teatro da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, no Câmpus Samambaia, com a apresentação do duo composto pelos professores Anderson Rocha (violino) e Elvis Costa (violão). Na cerimônia, os representantes das universidades destacaram a importância da integração não só para o intercâmbio artístico e cultural, mas também para a valorização e a defesa das instituições.

"As universidades são a plataforma cultural natural de toda a sociedade. Precisamos nos integrar em rede, criando ações, programas e políticas para a mudança social. A arte tem o poder não só de sensibilizar, mas também de incentivar a reflexão crítica", destacou a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFG, Flávia Cruvinel, que coordenou o evento. "Essa nossa interação sinérgica é um dos principais elementos das nossas realizações acadêmicas e artísticas", completou o diretor da Emac, Eduardo Meirinhos.

Abertura AUGM 3
Caption

Em nome da UFG e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), o reitor Edward Madureira Brasil agradeceu as demais universidades pelas manifestações de apoio às instituições brasileiras. "A nossa forma de resistir é dialogando cada vez mais com a sociedade e a arte é uma das formas mais eficazes para esse diálogo".

Edward lembrou que a Emac está no cerne da criação da UFG, que surgiu em 1960 com a fusão das escolas e faculdades que existiam em Goiás naquela época: Conservatório de Música, Faculdade de Medicina, Escola de Engenharia do Brasil Central, Faculdade de Farmácia e Odontologia e Faculdade de Direito.

AUGM

A AUGM é uma rede de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que desenvolve atividades de cooperação em ensino, pesquisa e extensão. O professor da Universidade da República (Uruguai), Gonzalo Vicci, que representou a associação na cerimônia, explicou que o grupo surgiu em 1991 como uma resposta aos desafios impostos à comunidade universitária. "Nos encontramos outra vez em um contexto de forte ataque às universidades públicas, por isso a AUGM presta todo seu apoio nesse processo de resistência".

O atual contexto orientou os temas das duas mesas-redondas do evento. Logo após a abertura, o debate teve como tema "Criação artística e democracia na América Latina", com os professores Fernando Hashimoto (Unicamp), Lukas Kuhne (Udelar) e Natalia Fuster (UNA). Na sexta-feira (7/6) será realizada a mesa-redonda "Cultura e extensão universitária: a produção artística e a sociedade".

Participaram da 1ª Reunião Anual da Comissão Permanente de Produção Artística e Cultural da AUGM representantes das seguintes instituições: Universidad de la República (Uruguai), Universidad Nacional del Litoral (Argentina), Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), Universidad Nacional del Nordeste (Argentina), Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), Universidad Nacional del Paraguay, Universidad del Chile, Universidade de Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Maria.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias