Implantado o Conselho de Acompanhamento da Política de Segurança da UFG

Em 23/05/19 11:47.

Solenidade ocorreu com a presença da comunidade acadêmica e de representantes da Segurança Pública

Texto: Carolina Melo

Fotos: Pedro Gabriel

Conselho de Acompanhamento

Como resultado da parceria entre comunidade acadêmica, Universidade e representantes da Segurança Pública, o Conselho de Acompanhamento da Política de Promoção e Segurança e Direitos Humanos da UFG foi implantado durante solenidade que ocorreu na manhã de hoje (23/05), no auditório da Biblioteca Central do Câmpus Samambaia. O evento marcou a parceria entre a Universidade, estudantes, representantes de entidades sindicais, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

A participação da comunidade acadêmica foi valorizada pelo secretário de Promoção da Segurança e Direitos Humanos da UFG, Ricardo Barbosa de Lima. De acordo com o professor, “o principal elemento da Segurança é a participação da comunidade na vida coletiva, tornando os espaços mais seguros. É isso que pode fazer a segurança da UFG avançar”. O secretário ainda destacou a missão dos integrantes do Conselho, que, de acordo com suas palavras, “é orientar e propor medidas para contribuir com a política de Segurança e Direitos Humanos da instituição”.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Goiás, Álvaro de Resende Filho, ilustrou a parceria da corporação com a UFG em projetos de pesquisa e extensão, como o projeto de formação e desenvolvimento de cães farejadores. E chamou a atenção para a compreensão mais ampla do significado da Segurança Pública. “A Segurança Pública não é só das polícias e sim de toda a sociedade. Algumas atitudes rotineiras da sociedade, é bom que se diga, refletem em segurança pública”, disse. Nesse sentido, de acordo com o superintendente, “as parcerias são importantes para a promoção de políticas melhores de segurança”.

Conselho de Acompanhamento

Durante o evento, foram empossados os conselheiros da Política de Segurança

O diretor-presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Flávio Alves da Silva, e o diretor-geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes), Fernando César Silva da Mota, fizeram o resgate histórico da construção do projeto de Segurança, anseio que partiu da própria comunidade acadêmica. “Há três anos, a comunidade reagiu ao sentimento que, na época, existia de insegurança e apresentou o projeto que vem sendo implantado pela gestão anterior e a atual. A gente agradece a continuidade, pois percebemos a melhora”, afirmou Fernando César Silva.

O reitor Edward Madureira evidenciou o trabalho das equipes que participaram do histórico de construção das novas diretrizes de segurança na Universidade. “Foi um processo concretizado por várias mãos, dois mandatos e a participação da comunidade. Foi toda essa participação que motivou, inclusive, a criação da Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos da UFG”, afirmou. O objetivo de todas as ações, segundo o reitor, é garantir o trânsito seguro das pessoas pelos espaços da UFG. “Queremos a circulação permanente de pessoas. Os espaços precisam estar abertos para a comunidade. A universidade é o espaço da liberdade. A liberdade é própria do ambiente acadêmico”, disse. Por fim, valorizou o pioneirismo da instituição na área. “Mais uma vez a UFG dá exemplo para outras universidades do País e para os governantes”.

Confira a lista dos empossados no Conselho de Acompanhamento da Política de Promoção e Segurança e Direitos Humanos da UFG

Categorias: notícias