convite assembleia 07.05.2019

Reverter o bloqueio de recursos e defender as universidades públicas

Em 06/05/19 13:48.

Assembleia Universitária, que será realizada no dia 13/05, às 14h, no Centro de Eventos, discutirá o contexto político e a situação orçamentária e financeira da UFG

Como é de conhecimento público, o Governo Federal bloqueou no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) 30% do orçamento de todas as IFES - Instituições Federais de Ensino Superior do país. Para a Universidade Federal de Goiás o bloqueio corresponde a R$ 32 milhões e afeta diretamente despesas ordinárias como água, energia, contratos de prestação de serviços, restaurantes e hospitais universitários, comprometendo seriamente o funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O aporte de recursos à universidade federal não pode ser encarado como gasto, mas como investimento em favor da sociedade. A universidade pública é geradora de conhecimento e de tecnologia, o que resulta na proposição de políticas públicas voltadas para a saúde coletiva, para a redução das desigualdades sociais e para a geração de emprego e renda.

Investir na UFG significa garantir a formação de qualidade das futuras gerações e contribuir com o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado de Goiás e do país. Significa reforçar a sua função social, consubstanciada na construção de uma sociedade justa, cidadã e democrática. Investir na universidade pública implica uma postura ética de inclusão social, que coaduna com valores pautados pela diversidade cultural, pelo pluralismo de ideias e pelo respeito aos direitos humanos. Graças à excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, a UFG se destaca entre as 20 melhores universidades do País (RUF 2018).

A UFG, de forma articulada com as demais universidades federais e instituições compromissadas com a democracia, fará gestões junto ao MEC e aos órgãos competentes do governo federal com o objetivo de reverter esse quadro de cortes orçamentários.

A Reitoria da UFG conclama a comunidade universitária para se unir na luta pela defesa da universidade pública. É hora de mostrarmos para a sociedade goiana e brasileira a relevância da UFG para o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico do estado e do país.

Neste sentido, a Reitoria da UFG convoca a comunidade universitária (estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos) para uma Assembleia Universitária, a ser realizada na próxima segunda-feira, dia 13/05, às 14h, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, para discutir   o atual contexto político e econômico e a situação orçamentária e financeira da UFG.

Reitoria da UFG

convite assembleia 07.05.2019