Selo eu defendo a universidade pública

Lançada Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

Em 24/04/19 18:00.

Reitores participaram da solenidade na Câmara dos Deputados

Frente_Parlam_2

Com a presença de reitores e representantes de entidades da área educacional, foi lançada na manhã desta quarta-feira (24), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais.

Com apoio inicial e crescente de 70 deputados federais e 5 senadores, a frente parlamentar é uma associação suprapartidária de deputados e senadores, criada para debater e propor ações de valorização das instituições de ensino, pesquisa, extensão e inovação do país – as Instituições Federais de Ensino Superior do país (IFES).

São objetivos da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais: 1) Acompanhar ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais; 2) Dar celeridade na liberação de recursos financeiros e orçamentários que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas às universidades federais; 3) Promover e participar de debates públicos, que tenham como objeto as universidades federais; 4) Apresentar proposituras junto ao Poder Legislativo da União, bem como valorizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nessas universidades; 5) Promover a valorização da atuação social e econômica desempenhadas pelas universidades federais.

No evento, foi lançado um vídeo que mostra a importâncias das instituições de ensino superior para o desenvolvimento do país. O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Reinaldo Centoducatte, reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, foi um dos participantes.

Para requerimento de criação e instituição, uma frente parlamentar necessita do apoio de, pelo menos, 1/3 de membros do Poder Legislativo. O reitor da UFG e vice-presidente da Andifes, professor Edward Madureira, participou da solenidade e concedeu uma entrevista à jornalista Isaura Carrijo, da Rádio Universitária, sobre o histórico de criação dessa frente em defesa das universidades federais. Confira:

Frente_Parlam_4

Frente_Parlam_1