Weby shortcut
Reino Unido
Proj_Teia1

UFG apoia projeto que beneficiará milhares de alunos da rede municipal

Criada em 20/03/19 22:03. Atualizada em 22/03/19 21:37.

Projeto Teia ofertará, gratuitamente, serviços nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer

Proj_Teia3

A Universidade Federal de Goiás participará como parceira de projeto que prestará, gratuitamente, vários serviços nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer. O Projeto Teia, que beneficiará cerca de 10 mil pessoas, principalmente alunos da rede municipal e comunidade goianiense, foi lançado nesta quarta-feira, 20/03, na sede da Federação do Comércio do Estado de Goiás - Fecomércio.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO, Marcelo Baiocchi, e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, assinaram o convênio para o desenvolvimento das ações programadas. O Projeto Teia, que foi desenvolvido pelo Sesc e pelo Senac, une a entidade de classe, o poder público municipal, com apoio da UFG, em ação social e educativa, no período de março a dezembro de 2019.

Proj_Teia1

A vice-reitora da UFG, professora Sandramara Matias Chaves, compareceu à solenidade na sede da Fecomércio. Ela elogiou a iniciativa e afirmou que o Projeto Teia tem grande relevância social, uma vez que beneficiará milhares de alunos da rede municipal, além da comunidade goianiense. Segundo ela, a UFG se sente honrada em apoiar e participar da construção desse “importante projeto”.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lucilene Maria de Sousa, que também participou da solenidade, afirmou que a PROEC, em conjunto com os organizadores, planejou ações do eixo saúde, envolvendo a participação das Ligas Acadêmicas da UFG. “Estaremos atuando nas escolas municipais de Goiânia e na região metropolitana com as outras ações programadas. Começaremos as ações no dia 29 de março”.  Segundo ela, trata-se de um projeto de “relevante impacto social”.

Durante o lançamento do projeto, o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Baiocchi, detalhou a proposta, que levará, a cada dois meses, serviços para escolas das regiões mais carentes da capital: Norte, Noroeste, Oeste e Leste. As cinco edições acontecerão às sextas e aos sábados, das 9h às 17h, com início no próximo dia 29 de março, em unidade da região Norte, no Jardim Guanabara II.

Dentro do Projeto Teia, o Sistema Fecomércio oferecerá, na área da saúde, consultas e tratamentos odontológicos, consultas oftalmológicas, na unidade móvel Sesc Saúde Visão – e entrega de óculos para quem necessita – , orientações educativas, aferição de pressão arterial , teste de glicemia, medição de taxa de colesterol, glicemia , tipagem sanguínea, consulta ginecológica, dentre outros serviços. Estão previstas, ainda, atividades de segurança alimentar e nutrição, distribuição de lanches,  oficinas de gastronomia – dentre elas, a de aproveitamento integral de alimentos - do programa Mesa Brasil Sesc, recreação com jogos e brinquedos, dinâmicas esportivas, além de contadores de história, na unidade móvel do BiblioSesc. 

Serviços estéticos, como corte de cabelo e manicure, e de orientação profissional, como a elaboração de currículos, serão ofertados, além se atendimento voltado especificamente aos trabalhadores do comércio, com sorteios de passeios turísticos. Após a programação de sextas e sábados, a unidade móvel do OdontoSesc permanecerá com sua prestação de serviço odontológico na escola pelo período de até 45 dias, atendendo exclusivamente os alunos. As escolas beneficiadas foram escolhidas por critérios técnicos, juntamente com a Secretaria de Educação do município. Cerca de 2 mil pessoas devem ser atendidas a cada edição.

Marcelo Baiocchi disse que o Projeto Teia é o maior ato lançado pela entidade este ano. “Como o próprio nome diz, é uma forma de ligar os pontos das entidades que compõem o município, e poder melhorar um pouco a situação de vulnerabilidade social enfrentada pelas pessoas carentes”, definiu. O prefeito Iris Rezende, que esteve na solenidade, disse estar emocionado e realizado com a parceria fechada em prol da população. Iris lembrou o espírito de esforço coletivo dos mutirões que implantou em sua carreira política. “Estou certo de que nós vamos, aqui em Goiânia, criar uma nova cultura para o país.  O país vai tomando conhecimento do que o Sesc e o Senac estão fazendo: acudindo as crianças na área da oftalmologia, da odontologia, da diversão, de exercícios, de tudo”, assinalou. “Ou seja, criando uma mentalidade na criança de que ela vai se tornando uma peça partícipe deste conjunto social”, ainda completou. 

Datas das edições do Projeto Teia:

29 e 30/03 – Região Norte – E.M. Professor Lourenço Ferreira Campos

17 e 18/05 – Região Noroeste – E.M. Manoel Jacinto Coelho

23 e 24/08 – Região Oeste – E.M. Eli Brasiliense

04 e 05/10 – Região Oeste – E.M. Alto do Vale

06 e 07/12 – Região Leste – E.M. Padre Zezinho

(Com informações da Ascom/Fecomércio; fotos de Silvio Simões)

Fonte: Fecomércio e Secom/UFG

Categorias: notícias