Matrícula SiSU 2019_10.png

Começam matrículas presenciais dos aprovados SiSU 2019

Em 26/02/19 10:11.

Candidatos aprovados devem estar atentos para apresentar toda a documentação necessária para efetivar a matrícula na UFG

Texto: Caroline Pires

Fotos: Carlos Siqueira

 Matrícula SiSU 2019_10.png

Passos firmes e olhares curiosos estavam por todos os lados do Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da UFG, na manhã desta terça-feira. É que começou hoje, 26/2, o período da Matrícula Presencial dos candidatos aprovados no SiSU/UFG 2019. A realização desse procedimento é fundamental para que aqueles que confirmaram sua vaga possam garantir seu ingresso em uma das 6.450 vagas em 146 cursos de graduação que utilizam o SiSU como forma de ingresso. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informa que na primeira etapa da matrícula, que foi a confirmação de vaga online, um total de 94,5% dos candidatos confirmaram seu interesse em ingressar no curso em que foram aprovados. As matrículas seguem nos dias 26 a 28/2, 1/3 e 3/7 nas Regionais Goiânia, Catalão e Goiás e nos dias 28/2, 1/3 e 7/3 na Regional Jataí. Todas informações quanto à documentação e demais pertinentes ao processo de matrícula estão disponíveis no www.sisu.ufg.br.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, recebeu os estudantes e visitou todo o espaço de matrícula, agradecendo os servidores que participam do processo, além de recepcionar pais e estudantes. Ele afirmou que faz questão de estar nesse momento e cumprimentou também toda a comunidade da UFG por trabalhar de maneira comprometida para colaborar com o país. O reitor aproveitou a oportunidade para reforçar a realização do evento Acolhida UFG, que será no dia 16 de março, também no Centro de Eventos, a partir das 9h. "Além de serem bem-vindos, meu conselho a todos aqui é: explorem a UFG. Vocês estão entrando em um mundo maravilhoso de infinitas possibilidades e poderão construir os seus sonhos a partir daqui", afirmou.

O pró-reitor adjunto da Prograd, Israel Trindade, ressaltou que todos os detalhes da matrícula foram pensados com muito carinho com o intuito de não simplesmente receber novos estudantes, mas sim de acolher cada um deles. "Queremos que cada um construa uma carreira de êxito e sucesso. Cada um deve ter consciência que está integrando uma das 20 melhores universidades do Brasil e que está entre as mil melhores do mundo. Que cada um seja sempre UFG e continue mesmo depois de formado defendendo a universidade pública" frisou.

Lawrence Gonzaga, diretor do Centro de Gestão Acadêmico (CGA), reforça que a Matrícula Presencial, segunda fase da matrícula, é obrigatória para todos os aprovados e que ao todo 200 servidores da UFG estão participando do processo de matrícula. "É muito importante esse trabalho colaborativo que temos com as Pró-Reitorias, CGA e Unidades Acadêmicas. Além disso, tem o papel das comissões que realizaram um série de capacitação com os que estão trabalhando", explicou. O diretor lembra que no dia 7 de março os candidatos que perderam o prazo para se matricular presencialmente terão a última chance de realizar o procedimento, que está sendo realizado conforme o escalonamento previsto em edital. Confira o escalonamento para matrícula.

Apoio aos estudantes

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) estará presente durante todos os dias de matrícula para reforçar que a universidade está dando todo o apoio para aqueles que não conseguem se manter financeiramente na UFG. Maisa Silva reforça que os estudantes de ingressarem na UFG por meio de cotas, na categoria renda inferior, poderão solicitar imediatamente o apoio financeiro do Programa Acolhe UFG, além do acesso ao Restaurante Universitário. Ela explica que esse primeiro apoio é oferecido até que a Prae lance os editais específicos de apoio estudantil. "Não é justo entrar na UFG e não conseguir permanecer. Estamos aqui para que todos os novos estudantes consigam fazer seus cursos da melhor forma possível e sejam exitosos na sua carreira", concluir.

Não perca a Acolhida UFG!

No dia 16 de março o Centro de Eventos da UFG irá receber novamente os novos estudantes e seus familiares para uma conversa descontraída e aberta com aqueles que já estudam da universidade e a sua gestão. O Acolhida UFG 2019 contará com depoimento de estudantes egressos, intervenções culturais e tira dúvidas sobre a universidade. A ideia é fazer com que tanto os familiares quanto os estudantes se sintam desde já parte da UFG.

Matrícula SiSU 2019_03.png

Vitor Souza, 19 anos, veio acompanhado dos pais para realizar sua matrícula e aguardava ansioso o seu momento de ser atendido pela Comissão de Escolaridade. Vitor é o primeiro membro de sua família a estudar na UFG. Ele irá cursar Medicina. "É preciso muita dedicação e não foi um caminho fácil, mas estou muito animado com tudo o que me espera", comemorou o estudante.

Matrícula SiSU 2019_05.png

Carolina Arantes de Morais veio com o pai fazer a matrícula no curso de Ciências Biológicas. Ela também é a primeira da sua família a ingressar na UFG. "No fim deu tudo certo! As horas de sono que perdi foram recompensadas nesse momento", brincou.

Matrícula SiSU 2019_Regina e Pedro Oliveira.png

Regina Oliveira veio de São Paulo acompanhando o filho para realizar a matrícula no curso de Agronomia. Pedro Oliveira Jesus, de 18 anos, conta que escolheu esta graduação por já ter parentes que moram em Goiás. "Fui aprovado em outras faculdades no meu estado, mas estou bem animado por poder estudar em uma universidade federal", comemorou.

 Matrícula SiSU 2019_11.png

Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, diretor do Centro de Gestão Acadêmica, Lawrence Gonzaga, e a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves

Matrícula SiSU 2019_04.png

Equipe de servidores técnico-administrativos e docentes participam do processo das matrículas presenciais

 Matrícula SiSU 2019_07.png

Equipe da Prae recebe os novos estudantes da UFG

Matrícula SiSU 2019_09.png

Camila Rodrigues, servidora técnico-administrativa e presidente da Comissão Interna de Saúde do Trabalhador da Faculdade de Nutrição, também veio participar trazendo a aromoterapia para aqueles que estão trabalhando o dia todo nas diversas atividades da matrícula presencial. "Nesse momento tão intenso estamos trazendo um alento e alívio para baixar um pouco a tensão hoje", afirmou.

Confira mais fotos no álbum

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias