Lançamento Mapa Escolar_02.png

Lançada primeira versão do aplicativo "Mapa Escolar"

Em 19/02/19 09:44.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Goiás, Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás e Ministério Público do Estado de Goiás

Texto: Melissa Calaça - Estagiária da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO/ Supervisão: Ana Cristina Arruda

Fotos: João Sérgio MP-GO

Docentes do Instituto de Informática (INF/UFG) apresentaram nesta terça-feira, 12/1, a primeira versão do aplicativo de controle social Mapa Escolar, que visa mapear informações da educação básica no ensino municipal e estadual de Goiás, em reunião no Ministério Público de Goiás (MP-GO). Desenvolvido em uma parceria entre MP, Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) e Universidade Federal de Goiás (UFG), a partir de plataforma criada anteriormente pelo TCM, o novo aplicativo vai permitir que alunos, pais, professores, técnicos e diretores avaliem as escolas municipais e estaduais e registrem reclamações anônimas. Pelo MP, estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO/MP-GO) - Educação, Liana Antunes.

O professor da UFG Walison Moreira, um dos coordenadores do desenvolvimento do aplicativo, explicou que o Mapa Escolar será dividido em duas ferramentas: o aplicativo para uso da comunidade e a versão web para gestores (diretores, secretários e integrantes de órgãos), onde haverá estatísticas e informações dos colégios. Na versão dos gestores, também será possível responder reclamações da comunidade. O lançamento oficial do aplicativo será feito em março deste ano.

No aplicativo, o usuário poderá avaliar as escolas, com até cinco estrelas, nas categorias Sala de Aula, Biblioteca, Sala de Informática, Segurança e Acesso para Deficientes. O professor Juliano Lopes de Oliveira (INF/UFG), que também coordena o projeto na UFG, ressaltou que a linguagem e a interface de visual simples do aplicativo têm o objetivo de ampliar o alcance da ferramenta. Isso porque, segundo informou, muitas famílias contam com recursos básicos de tecnologia e acesso à internet.

Lançamento Mapa Escolar_01.png

Reconhecimento
Benedito Torres elogiou o protótipo do aplicativo apresentado, o qual chamou de ferramenta de transparência. Comparando com o aplicativo Olho na Bomba, de grande repercussão e funcionalidade entre os consumidores de Goiás, o PGJ afirmou que o novo aplicativo tem potencial de aproximar o MP da comunidade escolar e gerar informações úteis para tomada de decisões.

Reforçando o caráter colaborativo do projeto, a coordenadora Liana Antunes relatou que, para desenvolver o aplicativo, o CAO Educação realizou um workshop com alunos, pais e professores, em novembro, para ouvir demandas e receber sugestões.

O presidente do TCM, Joaquim de Castro, também enalteceu a criação do Mapa Escolar e afirmou que a plataforma vai ajudar o tribunal a apurar a destinação e o uso efetivo dos recursos públicos em educação. O secretário municipal de Educação, Marcelo Ferreira da Costa, reiterou que a ferramenta irá facilitar a comunicação entre órgãos e os diferentes entes federativos, fomentando, assim, a elaboração de ações conjuntas.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias