Profa. Renata PRPI.png

UFG firma convênio para fortalecer Estratégia de Saúde Digital

Em 20/12/18 09:55.

Acordo entre a Secretaria de Saúde do Paraná e de Goiás visa à melhoria da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde

Na última terça-feira, 18/12, a Universidade Federal de Goiás (UFG) firmou acordo de cooperação técnica com as secretarias de estado da saúde de Goiás e Paraná. No acordo estão previstas ações conjuntas que promovam o fortalecimento da Estratégia de Saúde Digital nos estados. A estratégia trata-se de um movimento internacional, promovido pela Organização Mundial da Saúde, que tem aclamado seus países membros a implementarem estratégias e uma visão de Saúde Digital em níveis nacional e regional, definindo um plano de ação que inclua o monitoramento e avaliação contínuo dos resultados alcançados. A UFG, por meio da Comissão de Governança de Informação em Saúde (CGIS/UFG), tem um papel importante no estado de Goiás, pois tem a missão de contribuir para que a universidade seja um centro de referência em tecnologias da informação e comunicação em saúde (TICS), na perspectiva da formação de recursos humanos, desenvolvimento de pesquisas, formulação de diretrizes e políticas no Estado de Goiás.

O convênio será executado por meio da elaboração e da gestão do Plano de Monitoramento e Avaliação, em consonância com a estratégia nacional, conforme documento aprovado pela Resolução da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) nº 19, de 22 de junho de 2017, visando à melhoria da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde, por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, precisa e segura.

Segundo a professora do Instituto de Informática da UFG, Renata Dutra Braga, responsável técnica pela cooperação da UFG e vice-coordenadora CGIS/UFG, o estabelecimento do convênio é fundamental. “Este convênio é uma das ações necessárias para a efetiva estruturação da Saúde Digital no nosso país, visando a troca de informações dos indivíduos para a melhoria da atenção, gestão e pesquisa em saúde”, defendeu.“Pretendemos garantir as necessidades e especificidades de cada estado, torná-los estados modelos em saúde digital e contribuir com a implementação da estratégia nacional”, completou Juliana Zinader, responsável técnica pela SESA-PR.

De acordo com a coordenadora da CGIS-UFG, professora Silvana Santos, da Faculdade de Enfermagem, “a comissão atuará fortemente no desenvolvimento e operacionalização da formação de recursos humanos, liderará e auxiliará no desenvolvimento de pesquisas científicas, relacionadas à tecnologia e a inovação. Tendo como meta a construção do conhecimento, juntamente com os estados de Goiás e do Paraná, para a elaboração do objeto proposto”.

Esse projeto de cooperação está vinculado a um projeto de pesquisa da UFG, em desenvolvimento, por integrantes da CGIS-UFG, intitulado “Validação de um modelo informacional para uso na atenção primária com vistas ao registro eletrônico multiprofissional: pesquisa-ação associada ao método Delphi”. Ele poderá ser ampliado aos estados e está alinhado à Estratégia de Saúde Digital do Brasil.  Com o fortalecimento espera-se melhor articulação interfederativa por meio do apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e governo federal; participação efetiva dos municípios, com o apoio do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) dos Estados; proposição e implementação de ações e projetos relacionados a Governança e Recursos Organizacionais, Padrões e Interoperabilidade, Recursos Humanos e Infraestrutura.

Profa. Renata PRPI.png
Juliana Zinader - Assessora da SESA-PR e Profa. INF/UFG, Antônio Carlos Nardi - Secretário de Estado da Saúde do Paraná) e Sezifredo Paulo Alves Paz - Diretor Geral da SESA-PR

Fonte: Secom/UFG