IGC_grafico

UFG alcança primeiro lugar no ensino em Goiás

Em 18/12/18 22:23.

Universidade conquista a faixa 4 no Índice Geral de Cursos (IGC); maioria dos cursos obtém nota 4 em avaliação do Inep/MEC.

IGC_grafico

A Universidade Federal de Goiás conquistou a nota 4 em uma escala de 1 a 5, equivalente ao conceito muito bom no Índice Geral de Cursos (IGC), mantendo o primeiro lugar em qualidade dentre as instituições de ensino superior do Estado. A avaliação, divulgada nesta terça-feira, 18/12, é feita anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Apenas 18,9% (391) das instituições alcançaram nota 4; e somente 1.6% (34) ficaram com a faixa máxima. O Inep avaliou um total 2.056 instituições no ano de 2017.

A UFG melhorou a sua pontuação no IGC contínuo, aumentando de 3.4337, em 2016, para 3,5554, em 2017. O IGC leva em conta os resultados de três anos de avaliações, considerando a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador de qualidade da graduação, e a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também entra no cálculo a distribuição dos alunos nos diferentes níveis de ensino - graduação, mestrado e doutorado.

O reitor da UFG, professor Edward Madureira, comemorou os resultados da avaliação do Inep/MEC. E afirmou que, com esta nota, a UFG se consolida como uma instituição de excelência no ensino de graduação e de pós-graduação.

Em relação ao CPC, a UFG também obteve uma avaliação muito positiva: 34 cursos alcançaram nota 3 (escala de 1 a 5); 37 foram avaliados com nota 4; e um alcançou a nota máxima, 5, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (Jataí). Nenhum curso da UFG ficou com nota abaixo de 3. No cálculo do CPC, além do desempenho de estudantes aferido pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), são considerados os insumos referentes às condições de oferta, incluindo corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Os resultados completos você pode conferir no site do Inep.

Abaixo, confira os cursos da UFG com notas 4 e 5 no CPC (Enade 2017).

CPC_UFG_181218

Fonte: Secom/UFG