Fachada do Auditório da EVZ Foto: Carlos Siqueira/Secom UFG

EVZ inaugura Auditório e Galeria dos Professores Eméritos

Em 10/12/18 09:37.

A política Raquel Teixeira e os professores aposentados da unidade acadêmica da UFG foram homenageados

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira

Auditório da EVZ Foto: Carlos Siqueira/Secom UFG (2)

Fachada do Auditório da EVZ, no Câmpus Samambaia

Depois de cerca de dois anos de atividade, o Auditório da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ-UFG) foi formalmente inaugurado, no Câmpus Samambaia, em Goiânia. A ex-professora da UFG e política, que até o início do ano comandava a pasta da Educação em Goiás, Raquel Teixeira, foi homenageada por ter sido a parlamentar que obteve os recursos para a construção do espaço.

Todo o processo, do mapeamento da necessidade de construir um auditório, passando pela busca por recursos, a edificação e entrega levou mais de dez anos. “Ter um auditório é sempre uma coisa importante em qualquer unidade de ensino, pois é o espaço onde nós nos alimentamos intelectualmente, socialmente e culturalmente do convívio, da troca de ideias, do compartilhamento de descobertas de conhecimentos novos”, afirma Raquel Teixeira.

Auditório da EVZ Foto: Carlos Siqueira/Secom UFG (1)

Evento reuniu professores efetivos, aposentados, ex-diretores da unidade e representantes da Reitoria da UFG

A solenidade teve também um momento em tributo a Celso de Paula Costa, Mauro Inácio Carneiro, Peter Fischer e Salvador Jorge da Cunha Netto, agraciados com o título de professor emérito da UFG no ano passado, com a inauguração da Galeria dos Professores Eméritos da EVZ. Os demais aposentados da unidade acadêmica, que completou 55 anos em 2018, também foram reverenciados.

“A entrega desses títulos ocorreu aqui, nesse auditório, no dia 20 de abril do ano passado. E como foi dito à ocasião, esse reconhecimento é uma oportunidade ímpar para homenagearmos as pessoas que plantaram, no passado, a base de todas as nossas conquistas do presente. Devemos tudo o que somos hoje às gerações que nos antecederam”, ressalta a diretora da EVZ  Maria Clorinda Soares Fioravanti.

“Essa é uma ação importante de reconhecimento e estímulo ao trabalho, à atuação de qualidade. É o respeito ao tempo, inteligência e ao talento de vida que essas pessoas dedicaram ao conhecimento, à pesquisa e à extensão”, salienta a política.

A mesa diretora do evento foi composta pela representante do reitor Edward Madureira,a pró-reitora de Graduação, Flávia Aparecida de Oliveira, a professora e ex-secretária de Educação, Raquel Teixeira, o ex-reitor e presidente da  Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Orlando Amaral, a diretora da EVZ, Maria Clorinda Soares Fioravanti, a vice-diretora, Ozana de Fátima Zacaroni, os ex-diretores da unidade acadêmica, Marcos Barcellos Café, e Eugênio Gonçalves de Araújo.

Homenageados na Galeria dos Professores Eméritos da EVZ / Foto: Carlos Siqueira/Secom UFG

Celso Costa, Peter Fischer e Salvador da Cunha posam diante de suas fotos na Galeria dos Professores Eméritos

Eméritos

Celso de Paula Costa (Resolução Consuni n. 017/2016): graduado em 1962 em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 1965 ingressou na UFG como professor na área de Nutrição Animal e em 1968 foi aprovado em concurso público para professor titular da Escola de Agronomia e Veterinária. Iniciou sua carreira acadêmica como pioneiro nessa área no Estado de Goiás. Defendeu sua dissertação do Mestrado em 1974 na Escola de Veterinária da UFMG. Publicou, e apresentou em congressos, vários artigos científicos. Como pesquisador, deixou sua contribuição na área mineralização para bovinos e corte e de doenças carenciais em bovinos de corte, colaborando para a melhoria da produtividade do rebanho bovino, aumentando a produção de carne e leite. Em 1992 aposentou-se, mas seguiu colaborando ativamente com estudantes de docentes da EVZ. Seu slogan pessoal é “a solução para o Brasil está na educação”.

Mauro Inácio Carneiro (Resolução Consuni n.18/2016): concluiu em 1966 o curso de Medicina Veterinária da Escola de Agronomia e Veterinária da UFG. Em 1974, defendeu sua dissertação de Mestrado na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi pioneiro como professor de Cirurgia dos Animais Domésticos no Estado de Goiás, sendo seu trabalho reconhecido nos diversos setores da produção pecuária. Foi autor de uma técnica cirúrgica destinada a obtenção de rufiões bovinos, que é até hoje adotada em várias Escolas de Veterinária do país e por inúmeros profissionais que trabalham no campo, além de ser considerado o mais importante cirurgião de bovinos, nos anos, 60, 70 e 80 no Estado de Goiás. Participou como um dos fundadores da Sociedade Goiana de Veterinária (Sogove), como um dos profissionais defensores da Medicina Veterinária.

Peter Fischer (Resolução Consuni n. 019/2016): em 1964, concluiu o curso de Veterinária da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) logo após mudou-se para Goiânia para trabalhar como Veterinário na Secretaria da Agricultura do Estado de Goiás. Convidado pelo então reitor da UFG, professor Farnese Dias Maciel Neto, assumiu por contrato em 1965 as disciplinas de Anatomia Patológica, Fisiologia dos Animais Domésticos e Farmacologia. Em 1968, foi aprovado em 1º lugar em concurso público tornando-se o primeiro Professor Titular do antigo Departamento de Patologia da EAV/UFG. Em 1974 defendeu sua dissertação de Mestrado em Anatomia Patológica na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi membro e presidente da CPPD da UFG. Aposentou-se em 1993, mas seguiu contribuindo com a academia, participando da gestão do Sindicato dos Docentes da UFG, ajudando a construir um novo sindicalismo.

Salvador Jorge da Cunha Netto (Resolução Consuni n. 020/2016): em 1962, formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1975 foi aprovado em concurso público para professor titular da disciplina de Tecnologia e Inspeção de Carnes da Escola de Agronomia e Veterinária da UFG. Em 1981 obteve o diploma de Mestre em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1982, foi eleito Conselheiro Efetivo do Conselho Federal de Medicina Veterinária. A partir de 1986 tornou-se membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, cadeira nº21. Prestou relevantes serviços durante anos de sua vida, a Escola de Veterinária da UFG e ao Estado de Goiás recebendo vários prêmios e homenagens.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias EVZ auditório Galeria de Professores Eméritos professores eméritos Auditório da EVZ