capa palestra parques tecnológicos

Palestra aborda a relevância social dos Parques Tecnológicos

Em 07/12/18 09:16.

Diretores do Parque Tecnológico Samambaia apresentaram o que foi feito até agora na unidade de pesquisa e quais são os próximos passos

Texto: Daniela Versiane

Fotos: Pedro Gabriel

Foi realizada, na manhã de quarta-feira (05/12), a palestra “Parques Tecnológicos e Produção de Conhecimento”, o evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI-UFG), no Parque Tecnológico Samambaia, que fica localizado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. O intuito do encontro foi expor aos presentes como se consolidou o processo de criação do parque, que é um dos pioneiros em tecnologia e inovação.

prof. João Teodoro_palestra parques tecnológicos

Diretor do Parque Tecnológico Samambaia, João Teodoro Pádua

As discussões foram lideradas pelo diretor João Teodoro Pádua e o diretor adjunto, Luizmar Adriano Júnior, que apresentaram a história, as transformações e significados dos parques tecnológicos espalhados pelo mundo e, principalmente, como a parceria com uma instituição pode fazer diferença no processo de pesquisa.

O projeto do Parque Tecnológico Samambaia foi aprovado em 2005 e desde então se expande e abre cada vez mais espaço para diálogos e pesquisas sobre novas tecnologias e formas de inovar. Para João Teodoro, os parques tecnológicos têm a função de estimular a interação de empresas com as Universidades, além de serem geradores de empregos, ao qualificar a mão de obra das pessoas que trabalham nesses locais.

Outro ponto positivo destacado foi a função social que o parque exerce. Além de polos de pesquisa e inovação, as sedes são planejadas para servirem como espaços de lazer e interação para as comunidades que estão localizadas nos arredores. Uma das principais propostas do projeto é, adotar formas de construção sustentável, por exemplo, com criação de ciclovias e outros métodos que tornem o ambiente o mais agradável possível.

“Uma empresa de tecnologia, se ela não inovar, vai ficar ultrapassada. Ainda vamos enfrentar grandes desafios, mas só de termos conseguido sair do papel, já estamos no caminho”, destacou João Teodoro, ao explicar as perspectivas do Parque Tecnológico Samambaia.

palestra parques tecnológicos_público

Comunidade acadêmica acompanhou a palestra no Campus Samambaia