Capacitação gestão de resíduos capa

Funcionários terceirizados recebem treinamento em gestão de resíduos

Em 30/11/18 12:00.

Iniciativa da Secretaria de Infraestrutura da UFG faz parte de uma série de capacitações em educação ambiental e segurança do trabalho

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Pedro Gabriel

Em uma nova rodada de capacitações oferecidas a funcionários terceirizados, a Secretaria de Infraestrutura da Universidade Federal de Goiás (Seinfra/UFG) promoveu esta semana o Treinamento em Gestão de Resíduos Sólidos em Meio Ambiente Urbano, Rural e/ou com Características Rurais. Participaram cerca de 240 profissionais das áreas de limpeza e de parques e jardins, divididos em turmas nos Câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva.

Técnicos da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e da própria Seinfra ministraram conferências e conduziram debates sobre assuntos como os diferentes tipos de resíduos, as formas de coleta e destinação e a importância da redução, reutilização e reciclagem do lixo.

Capacitação gestão de resíduos

Biólogo Giovani Toledo ensina técnicas de compostagem durante capacitação oferecida pela Seinfra/UFG

O diretor de Meio Ambiente da Seinfra, José Maurício Ogata, explica que a base do treinamento é a educação ambiental. O objetivo é conscientizar os funcionários terceirizados sobre a gestão dos resíduos, aplicando a separação de acordo com suas características, tanto nos ambientes em que eles trabalham na UFG quanto dentro de casa. À capacitação somam-se outras iniciativas, como visitas ao aterro sanitário de Goiânia.

Para o diretor, a redução na produção de lixo e sua correta destinação refletem em economia de recursos. Hoje, por exemplo, de 70% a 80% do material reciclável está misturado aos resíduos orgânicos.

Capacitação gestão de resíduos

Conscientização: representantes da Companhia de Urbanização de Goiânia falaram sobre a coleta de lixo na capital

Frentes de trabalho

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Marco Antônio de Oliveira, atualmente a UFG promove capacitação em diferentes áreas para os funcionários terceirizados que atuam na Universidade. Com foco na segurança do trabalho, este ano foram realizados treinamentos específicos com trabalhadores que operam máquinas e equipamentos.

Na área de educação ambiental, além da capacitação em gestão dos resíduos, está sendo feito um trabalho específico para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito da dengue, como calhas, canaletas e caixas de inspeção, sobretudo nessa época de chuva abundante. Além do trabalho diário, são feitos mutirões para a limpeza e conservação dos câmpus.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Seinfra