Encontros Secom

Gestores discutem a comunicação na UFG

Em 29/11/18 11:51.

Sugestões e apontamentos vão subsidiar o planejamento dos órgãos desta área

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas) da Universidade Federal de Goiás realizou na última quarta-feira, 28 de novembro, mais uma edição do Encontro de Dirigentes. O evento tem o objetivo de reunir pessoas ligadas aos cargos de gestão da universidade como diretores, coordenadores, pró-reitores e secretários para pensar ações em áreas distintas da universidade. Na oportunidade os dirigentes foram apresentados a Carta de Serviços de Comunicação da UFG, documento que apresenta de forma prática e  simplificada como divulgar seu evento ou solicitar serviços da Secretaria de Comunicação, Rádio Universitária e TV UFG.

Encontros Secom

O primeiro encontro discutiu o papel do líder na gestão. Já o segundo, conforme pedidos dos participantes da edição anterior, discutiu a comunicação na universidade, e foi construído com o apoio da Secretaria de Comunicação da UFG, TV UFG e Rádio Universitária, conforme ressaltou a professora Rosângela Nunes, da Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas ligada a Propessoas, responsável pela criação do evento. O pró-reitor Everton Wirbitzki da Silveira também ressaltou a importância desses encontros no nivelamento de informações em todas as unidades. A vice-reitora Sandramara Chaves também participou do evento e falou sobre a importância de ver as três estruturas de comunicação da UFG trabalhando conjuntamente, como é a proposta do setor quem vem sendo construída há alguns anos, criando uma cultura de trabalho conjunto.

Encontros Secom

O Secretário de Comunicação da UFG, professor Magno Medeiros, iniciou o encontro com uma apresentação sobre como é feita a comunicação na UFG e os números que já alcançamos com o trabalho do setor. Entre os destaques estão a divulgação da UFG na mídia, em que quase 90% das citações e participações é positiva. Além da divulgação de projetos de pesquisa e extensão, uma outra modalidade bastante presente no clipping (compilação das notícias e reportagens em que a UFG aparece) é a referência de professores da UFG em matérias propostas pelos veículos. A Secretaria de Comunicação é acionada várias vezes ao dia para apoio à imprensa para contato com especialistas nos mais variados assuntos, o que é uma forma de retornar o conhecimento produzido à sociedade e prestar contas sobre o trabalho desenvolvido pela UFG por parte dos pesquisadores.

Encontros Secom

Também foi destacado o crescimento da universidade nas redes sociais: “A UFG é hoje a primeira universidade com mais seguidores no Twitter e 5ª no Instagram”, afirma o professor. A Rádio Universitária produz 7,5 horas de jornalismo por dia e a TV UFG tem números expressivos de visualizações no YouTube do veículo. “Todo esse trabalho é árduo e nem sempre os gestores tem conhecimento sobre o que fazemos”, afirmou Magno Medeiros.

Encontros Secom

Discussões – Em um segundo momento os gestores foram divididos em grupos e levados a discutir questões tais quais: como a UFG deve se comunicar com a sociedade e qual a expectativa em relação a comunicação da UFG. Cada grupo discutiu o assunto, levantando pontos em que acreditam seja possível melhorar e o que esperam desse setor. Na discussão percebe-se  que ainda há desconhecimento dos serviços oferecidos pela comunicação.

Encontros Secom

Também foi levantada a necessidade de mostrar mais conteúdos relevantes da universidade de forma simples e acessível, como as pesquisas, projetos e serviços da UFG. Foi solicitado um treinamento para os porta-vozes da instituição para saberem como lidar com a imprensa e que a universidade seja uma porta de combate às fake news e realize um contra-ataque às falas negativas com relação às universidades, valorizando a produção da instituição. A necessidade de manter as páginas de unidades e órgãos atualizadas e efetivas também foi um assunto levantado várias vezes na discussão.

Foi apontado que é preciso divulgar melhor os cursos da UFG para os estudantes, em especial de escolas públicas. Para isso, a sugestão é que a universidade vá até as escolas e faça um trabalho mais direto com esse público. Promover a veiculação da Rádio Universitária e TV UFG nos ambientes da universidade também foi uma das sugestões, seja nas cantinas, salas de espera e outros espaços possíveis.

Agente de comunicação - Por fim, o papel do agente de comunicação também foi ressaltado. O Agente de Comunicação é um elo com a Secretaria de Comunicação da UFG nas unidades. Cada uma das unidades e órgãos da UFG precisa nomear uma pessoa que se responsabiliza por conhecer a fundo os serviços oferecidos pela Secom, TV e Rádio. Ele também deve participar das capacitações oferecidas pela Secom em parceria com a Propessoas para auxiliar nesse trabalho e, por fim, levantar as potenciais pesquisas e projetos, eventos que precisam de apoio especializado para serem realizados e de que forma podem apresentar seus serviços para a comunidade mais efetivamente, fazendo com que a população saiba o que a UFG faz de melhor em prol da sociedade.

A Secretaria de Comunicação, TV UFG e Rádio Universitária, com base nas discussões, vai pensar ações, inclusive no planejamento de 2019, para que os anseios dos gestores sejam contemplados e que se possa fazer uma comunicação da universidade cada vez mais efetiva e estratégica.

Encontros Secom

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Secom TV UFG Rádio Universitária Comunicação