Entrega kits bombeiros capa

UFG recebe kits de robótica para crianças

Em 26/11/18 12:46.

Programa educacional tem por objetivo levar robótica às salas de aulas para incentivar o ensino prático no dia a dia dos estudantes

Texto: Daniela Versiane

Fotos: Pedro Gabriel

Na manhã desta segunda-feira (26/11), o reitor Edward Madureira Brasil recebeu em seu gabinete integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e do grupo Zoom Education for Life. O encontro formalizou a entrega de kits de robótica ao grupo Pequi Mecânico, da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG), para utilização no Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). Uma primeira reunião já havia sido realizada em outubro para firmar o convênio entre a Universidade e os órgãos.

A parceria tem por objetivo levar o ensino de robótica a crianças de 8 a 12 anos, com materiais focados em Matemática e Física. De acordo com o engenheiro eletricista Leandro Salim, representante da Zoom Education for Life, o programa ajuda a implementar a inversão do modelo de sala de aula que está em vigor. "A intenção é trabalhar as matérias de forma prática e didática, e não formar engenheiros. O que nós queremos é fazer uma correlação do que os alunos veem em sala de aula com a 'vida real'", explicou.

Entrega kits bombeiros

Integrantes do Corpo de Bombeiros, Zoom Education for Life e da UFG se reuniram no gabinete da Reitoria

A UFG vai colaborar abrindo vagas de estágio para que alunos da instituição ajudem os professores a manusear os equipamentos fornecidos às crianças. Para Leandro Salim, o professor terá outro papel nessa nova forma de ensinar, que será o de incentivar a criatividade dos estudantes por meio de perguntas que gerem mais curiosidade e, consequentemente, vontade de aprender. O reitor Edward Madureira Brasil acrescentou que a parceria vai ao encontro da iniciativa da UFG de trazer um ensino criativo e inovador, que busque trabalhar a sala de aula de uma forma diferente.

A tenente do Corpo de Bombeiros, Geovanna Karla Rocha, explicou que o próximo passo será a abertura de vagas aos estagiários, por meio de edital. Feito isso, será desenvolvido um programa de treinamento que contará com o auxílio da equipe do Pequi Mecânico.

Entrega kits bombeiros

Kits de robótica entregues ao grupo Pequi Mecânico, da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação

A estudante Luana Guedes, que faz parte do grupo, relatou o quanto é diferente trabalhar a prática com os alunos. "Inicialmente as crianças não conseguem fazer uma conexão da Matemática e da Física com a robótica e relacionar isso com o dia a dia. Mas depois que elas têm contato com os materiais, parece que conhecem um mundo totalmente diferente. De certo modo, é mágico para nós ver o brilho nos olhos de cada uma", ressaltou.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Reitoria