Simpósio ensino colaborativo capa

A criatividade em favor da educação

Em 21/11/18 16:51.

Simpósio busca valorizar o ensino na UFG por meio de métodos colaborativos e inovadores

Na manhã desta quarta-feira (21/11), a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás (Prograd/UFG) promoveu o evento de abertura do I Simpósio de Ensino Criativo, Colaborativo e Inovador. A cerimônia, que ocorreu no Centro de Aulas D, no Câmpus Colemar Natal e Silva, trouxe reflexões sobre a relação entre quem ensina e quem aprende.

O evento contou com uma mesa diretiva composta pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, a diretora de ensino da Prograd, Moema Gomes Moraes, a pró-reitora de Graduação, Flávia Aparecida de Oliveira, e o presidente da Comissão de Desenvolvimento do Ensino Criativo, Colaborativo e Inovador, Flávio Mário Gomes. Além deles, o simpósio contou com a presença de professores de outras universidades e instituições.

Simpósio ensino colaborativo

Pró-reitora de Graduação, Flávia de Oliveira, na abertura do I Simpósio do Ensino Criativo, Colaborativo e Inovador

Os participantes discutiram sobre as dificuldades em transformar o conhecimento científico em matéria de ensino. Para Edward Madureira, é necessário refletir mais sobre a sala de aula. "Trazer essa discussão com o olhar da academia é fundamental, já que são os estudantes que nos mantêm", enfatizou o reitor.

O evento contou ainda com a palestra Ensinar e aprender conhecimentos: processo complexo e desafiante, ministrada pela professora Mirza Seabra Torchi, que colocou em pauta a relação aluno/professor em tempos tecnológicos. Mirza destacou que, mais que lutar contra esses avanços, os docentes podem usar essas tecnologias como ferramentas de trabalho, para uma maior interação com os estudantes. "Despertar no aluno o interesse de aprender também é tarefa nossa. O ensino é o maior projeto de extensão feito pela Universidade", explicou.

Simpósio ensino colaborativo

Mirza Seabra Torchi ministrou palestra colocando em pauta a relação aluno/professor em tempos tecnológicos

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Prograd