Rosa da Gentileza 1

Ação promove a gentileza entre os servidores da UFG

Em 08/11/18 15:46.

Projeto Saúde Mental é Saúde integral surpreende funcionários da reitoria com rosas e música ao vivo

Texto: Tandara Reis

Fotos: Carlos Siqueira

Com olhares curiosos, sorrisos e aplausos. Foi assim que os servidores dos dezenove departamentos do prédio da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) receberam os integrantes do projeto da Faculdade de Nutrição (Fanut) Saúde Mental é Saúde integral, uma iniciativa que tem por objetivo divulgar e promover práticas integrativas de saúde com foco no autocuidado dentro e fora do espaço acadêmico. A Secretaria de Comunicação (Secom-UFG), em parceria com o projeto de extensão, realizou, na manhã desta quarta-feira (07/10), a ação Rosa da Gentileza.

Rosa da Gentileza 2

Ação Rosa da Gentileza foi realizada no prédio da Reitoria da UFG

Ao som da música Primavera, de Tim Maia, quatro integrantes do Saúde Mental é Saúde integral passaram pelos dezenove departamentos da Reitoria, cantando e entregando rosas aos servidores. “A iniciativa tem por objetivo despertar as pessoas para o autocuidado. A ideia da rosa é que a ela represente essa apreciação, porque a rosa é recebida com um elogio. O intuito é que a pessoa fique com a rosa, apreciando ela, que representa a materialização do elogio. Tão logo a pessoa se sinta abastecida por essa rosa ela vai passa-la para um colega da mesma forma que recebeu, com um elogio, com uma apreciação, aí essa rosa fica circulando e a gente consegue manter viva essa energia, tirando o foco da crítica e colocando na apreciação”, explicou a professora da Fanut e coordenadora do projeto, Juliana da Cunha.

A ação faz parte de uma série de iniciativas do departamento de Relações Públicas da Secom, com o objetivo de promover a gentileza entre os servidores. Além da atividade Rosa da Gentileza, fazem parte da ação o mural interativo e a Escada da Gentileza, inspirada na escadaria da gentileza localizada no Rio de Janeiro. A versão goiana foi adaptada com frases que inspiram a educação, a cortesia e a delicadeza no ambiente de trabalho e nas relações pessoais.

Rosa da Gentileza 6

Escada da gentileza faz parte da ação

Vanessa Setubal, relações públicas da Secom e idealizadora das atividades, explicou que “o mural é colaborativo, é como um quebra cabeça, cada servidor recebeu uma peça, e essa peça vai finalizar com uma frase, uma frase de gentileza também, para as pessoas internalizarem que elas são a chave dessa ação, que elas podem  literalmente levar para fora essa gentileza, podem executar tudo aquilo que está no papel. Porque a gentileza não está só no papel, em um cartaz, em um bilhete, a gentileza pode ser executada.” 

Rosa da Gentileza 3

Ao som da música Primavera, de Tim Maia, quatro integrantes do Saúde Mental é Saúde integral passaram pelos departamentos da Reitoria, cantando e entregando rosas aos servidores

Após um pouco mais de duas horas de atividade passando por todos os departamentos da reitoria, Vanessa fez um balanço da ação “me surpreendeu muito, ao extremo mesmo, hoje eu vou sair do trabalho muito grata, gratidão infinita porque eu nunca imaginei que as pessoas teriam uma reação tão positiva e tão acolhedora. Das pessoas se emocionarem, chegarem às lágrimas e você ver que uma lágrima não é aquele choro de tristeza é de alegria porque elas foram tocadas. Então a gente sai com esse saldo muito positivo e eu espero que isso renda frutos de ações delas umas com as outras, de um bom dia e de um sorriso no rosto, porque eu sei que os dias são difíceis, mas isso não impede da gente dar um bom dia para o outro e de ser gentil com o próximo.”

Juliana da Cunha também mencionou o quanto a ação foi marcante para ela “eu me emocionei várias vezes, minha voz ficou embargada em diversos momentos. Essa atividade é muito expressiva, porque é simples, as vezes as pessoas ficam esperando coisas muito complexas para poder tocar o outro e na verdade você só precisa olhar pra ele.”

Categorias: Notícias Institucional