Seminário Iesa capa

Evento debate educação e uso da terra urbana

Em 30/10/18 08:54.

XIII Seminário Educação e Cidade e VII Colóquio do Lepeg foram promovidos pelo Instituto de Estudos Socioambientais

Texto: Tandara Reis

Fotos: Adriano Justiniano

O Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa/UFG) realizou na manhã desta segunda-feira (29/10) a mesa-redonda Educação e uso da terra urbana. O evento ocorreu no auditório da unidade e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre estudantes, graduandos, mestrandos e professores da Universidade. O evento integrou a programação do XIII Seminário Educação e Cidade e do VII Colóquio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (Lepeg). O objetivo do seminário foi discutir os dilemas ambientais e urbanos na cidade contemporânea e seu ensino.

As professoras Sueli Angelo Furlan, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), e Renata Santos Mormoli, do Iesa, participaram da mesa, que foi mediada pela professora Andrelisa de Jesus, também da UFG. A professora Sueli iniciou falando sobre como se dá o uso e a apropriação da cidade. Segundo ela, "a paisagem é uma herança" e a educação tem um papel fundamental no planejamento urbano, na estrutura física e no processo de construção dos espaços da cidade. Para Sueli, é importante pensar em "que paisagem queremos transmitir ao futuro".

A professora Renata afirmou que o grande desafio é "conciliar desenvolvimento, produção de alimento e conservação de recursos naturais". Para ela, o uso responsável do solo urbano é indispensável para a preservação do meio ambiente.

Seminário Iesa

Para professora Sueli Angelo Furlan, da USP, a educação tem um papel fundamental no planejamento urbano

Educação e Cidade

O XIII Seminário Educação e Cidade e o VII Colóquio do Lepeg ocorrem todo ano, porém, de acordo com a professora do Iesa e organizadora do evento, Karla Annyelly Teixeira de Oliveira, esse ano eles tiveram um diferencial. "Percebemos que estava sendo um evento muito interno. Como nós articulamos o seminário com o colóquio do Lepeg, acabava que só o grupo da área do ensino da Geografia participava, e aí, dada a necessidade de expandir os debates e incluir mais pessoas do instituto, resolvemos pegar essa abordagem da relação entre cidade e ambiente e convidar os nossos colegas dos outros laboratórios para participaram também".

"O resultado é positivo, não em termos de aumento expressivo da quantidade do público, mas do diferencial do público que está participando do evento. É uma atividade mais integrada. Deixou de ser uma fala muito endógena de um grupo e estamos agregando mais grupos”, destacou a organizadora do seminário.

Seminário Iesa

Evento realizado no Iesa, no Câmpus Samambaia, integrou o Seminário Educação e Cidade e o Colóquio do Lepeg

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias IESA