Dia do Servidor Público capa

Dia do Servidor Público: momento é de união dos trabalhadores

Em 29/10/18 11:16.

Data foi comemorada na UFG com café da manhã e inauguração do Serviço de Atendimento ao Servidor

A Universidade Federal de Goiás (UFG) comemorou o Dia do Servidor Público com a inauguração do Serviço de Atendimento ao Servidor (SAS), um espaço humanizado para receber as demandas de servidores ativos e aposentados junto às Diretorias de Administração de Pessoas (DAP) e Financeira de Pessoas (DFP), ambas ligadas à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

O titular da Propessoas, Everton Wirbitzki, destacou que a inauguração do SAU é mais uma ação que tem como objetivo valorizar o servidor da UFG, tanto os que estão em início de carreira quanto os que já não estão no quadro efetivo. O momento, segundo o pró-reitor, é de resiliência e de compromisso com a sociedade brasileira.

Dia do Servidor Público

Pró-reitor de Gestão de Pessoas, Everton Wirbitzki, destacou projetos que buscam a valorização do servidor da UFG

O Dia do Servidor Público também foi comemorado com um café da manhã servido nesta segunda-feira (29/10) aos trabalhadores do prédio da Reitoria, no Câmpus Samambaia, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes).

No dia dedicado a lembrar a importância dos profissionais que trabalham nos órgãos públicos brasileiros, o discurso foi de unificação e de garantia de instituições fortes. Para o coordenador-geral do Sint-Ifes, Fernando Mota, é necessária a união dos servidores públicos para resistir aos ataques contra a categoria e continuar lutando por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, ressaltou que a universidade pública é o maior patrimônio do povo brasileiro, que precisa ser defendida com diálogo, agregação e trabalho coletivo. Sandramara agradeceu o trabalho desenvolvido por servidores, funcionários terceirizados, bolsistas e estagiários, que com competência, esforço e compromisso fazem da UFG referência no ensino superior.

Dia do Servidor Público

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, foi oferecido um café da manhã aos profissionais no prédio da Reitoria

Instituição forte

"O que seria de um país sem o servidor público?", questionou o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil. Para ele, é o servidor quem faz a diferença na sociedade, por isso o orgulho em fazer parte desta categoria.

"Esse espírito de união, mais do que nunca, é necessário para todos nós. Vivemos momentos muito difíceis nos últimos dois anos e isso tende a se agravar. Precisamos de muita sabedoria, porque o que está em jogo é muito mais que a nossa perspectiva profissional. O que está em jogo é o futuro das pessoas. São as oportunidades que são construídas em uma instituição como esta que podem ser frustradas", disse o reitor.

Edward afirmou que a UFG é uma instituição consolidada, que está acima de governos. "Sabemos do nosso papel enquanto instituição e estamos aqui para servir, para construir uma sociedade melhor". O reitor destacou que, apesar das dificuldades, a UFG vive um momento de fortalecimento, a exemplo da expectativa de inauguração, no ano que vem, do novo prédio do Hospital das Clínicas, a maior unidade de saúde de uma universidade federal brasileira.

Isso se deve, segundo o reitor, ao trabalho de profissionais idealistas, competentes e de credibilidade. Para isso é necessário que a sociedade compreenda a importância do servidor público. "Que sigamos cada vez mais servidores públicos em sua completude", finalizou.

Dia do Servidor Público

Serviço de Atendimento ao Servidor é destinado a servidores ativos e aposentados, com foco na humanização

Fonte: Secom/UFG