Comitiva francesa.png

Reitor e vice-reitora se reúnem com comitivas da França e da China

Em 19/10/18 12:58.

Encontros reforçam a importância do investimento em cooperações bilaterais para a internacionalização da Universidade

Texto: Maiara Dal Bosco e Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, e a vice-reitora Sandramara Matias Chaves receberam na manhã desta sexta-feira (19/10) comitivas da França e da China. Os encontros tiveram o objetivo de estreitar e potencializar os laços de cooperação entre os países no que tange, entre outras questões, ao fomento às possibilidades de parcerias entre instituições, à mobilidade estudantil e aos incentivos para intercâmbio de estudantes brasileiros para estes países.

O reitor destacou que a cooperação internacional da UFG já é uma realidade. "A força da movimentação de estudantes é fundamental, porque isso contribui significativamente com a formação e com criatividade. Podemos ampliar isso cada vez mais".

Além da reunião com os gestores da UFG, integrantes do Campus France Brasil ministraram palestra na Faculdade de Letras sobre o ensino superior francês, o processo de ingresso nas universidades daquele país e as oportunidades de bolsas de estudos.

Já a visita da comitiva chinesa é um desdobramento da missão da qual participaram Edward Madureira e o diretor de Relações Internacionais da UFG, Francisco Quaresma. Eles visitaram as cidades de Xangai e Quzhou, na China, no fim de setembro, para participar das cerimônias comemorativas do 2.569º aniversário do nascimento de Confúcio. A missão teve por objetivo a possível implantação do Instituto Confúcio na UFG.

Na reunião desta sexta também participaram professores das Faculdades de Medicina, Enfermagem, Relações Internacionais e Letras, representantes da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), além dos pró-reitores de Pós Graduação, Laerte Guimarães, e de Gestão de Pessoas, Everton Wirbitzki.

Laerte destacou a importância da internacionalização da Universidade, sobretudo nos cursos de pós-graduação. A comitiva chinesa também foi informada das pesquisas e projetos da UFG que podem resultar em parcerias, como os estudos na área da cana-de-açúcar e do bambu, do georreferenciamento, das ciências ambientais, da bioenergia e das práticas integrativas em saúde.

Comitiva chinesa.png

Comitiva chinesa_02.png

Gestores da UFG recebem comitiva chinesa

Comitiva francesa.png