Prêmio Capes de teses 2018

Pesquisadores da UFG se destacam no Prêmio CAPES de Tese 2018

Em 02/10/18 08:18.

Paulo de Tarso Garcia e Carlos Antônio Ribeiro Duarte receberam menção honrosa por suas pesquisas de doutorado

Os pesquisadores Paulo de Tarso Garcia, do Programa de Pós-graduação em Química (IQ) da UFG, e Carlos Antônio Ribeiro Duarte, docente do curso de Engenharia de Produção da Regional Catalão, foram premiados com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2018. O resultado da premiação, que é oferecida anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento, foi divulgado nesta segunda-feira (01/10).

Paulo de Tarso Garcia

A pesquisa de Paulo de Tarso Garcia foi orientada pelo professor Wendell Karlos Tomazelli Coltro. De acordo com o orientador, o trabalho é um exemplo de projeto que envolve multidisciplinaridade, inovação, simplicidade instrumental e baixo custo. O projeto desenvolvido por Paulo de Tarso inclui temas na fronteira do conhecimento, aliando inovação tecnológica na área da química e aplicações de alta relevância nas áreas biomédicas e forenses.

Como inovação na área clínica, a tese aborda dois exemplos de sensores portáteis desenvolvidos para diagnósticos de pancreatite e periodontite. Ambos os sensores envolvem a leitura de sinais elétricos referentes a um processo de oxidação e/ou redução, permitindo o diagnóstico em função da concentração dos marcadores biológicos analisados. Um dos sensores permite até 120 análises por hora.

Na área forense, a principal inovação da tese foi o desenvolvimento de um sensor em plataforma de papel para estimativa do intervalo após a morte. Em resumo, esse intervalo foi determinado em função da concentração de ferro encontrada.

Carlos Antônio Ribeiro Duarte

A tese desenvolvida por Carlos Antônio Ribeiro Duarte tem como título Simulation of a new pipe design for erosion reduction in curves (Simulação de um dispositivo para redução da erosão em curvas). O trabalho foi orientado pelo professor Francisco José de Souza, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.

O trabalho propõe uma alteração geométrica em tubulações para diminuir as erosões provocadas pelo impacto de partículas nos pontos de mudança do escoamento. Com o tubo torcido desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia durante o doutorado, há menos concentração de partículas em um único ponto, o que diminui significativamente o desgaste nos acessórios de tubulações. Tal dispositivo reduz drasticamente o gasto da indústria na manutenção de tais equipamentos.

“Eu enxergo a menção honrosa como mais uma demonstração do empenho e da competência técnica das universidades federais no cenário nacional. Mesmo em face das dificuldades da ciência brasileira, nós continuamos acreditando.”, disse o professor Duarte.

O Prêmio CAPES de Tese

O Prêmio CAPES de tese foi criado em 2005. As menções honrosas são oferecidas a duas teses de cada área. Os critérios de avaliação são a originalidade do trabalho, a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 13 de dezembro, às 17h, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade).

Fonte: Com colaboração da Regional Catalão

Categorias: Notícias