Projeto Compost Ação na Feira

Projeto social desenvolve composteira doméstica

Em 01/10/18 14:11.

Equipamento utilizado para transformar resíduos orgânicos em adubo foi construído com garrafas plásticas

No último sábado (29/09), os estudantes responsáveis pelo Projeto Compost realizaram uma ação na feira do Parque das Laranjeiras para apresentar a iniciativa à comunidade. O grupo demonstrou o modelo de composteria proposto e os benefícios do processo, com o objetivo de conscientizar e informar os moradores da região. A composteira é um equipamento usado para transformar resíduos orgânicos em adubo.

Projeto Compost Ação na Feira

Ação foi realizada na feira do Parque das Laranjeiras, em Goiânia

Na ação, também foram distribuídos folhetos informativos. Os estudantes esclareceram várias dúvidas que surgiram ao longo do dia. De acordo com a equipe, foi um momento de grande interação e incentivo, pois os alunos perceberam que muitas pessoas conhecem o processo, mas não sabem como realizar da forma correta para evitar certos transtornos como larvas e mal cheiro.

Sobre o Projeto Compost

Após identificar que o descarte incorreto de restos de alimentos, como cascas de frutas e verduras, caroços, sementes, entre outros, acarreta muitos danos ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde pública, propuseram a instalação de composteiras domésticas em residências onde haja hortas, plantas ornamentais e/ou plantas comuns.

Com o uso de uma composteira doméstica, é possível transformar o lixo orgânico em adubo, utilizá-lo dentro de sua própria casa e ainda contribuir para um ambiente mais saudável. As composteiras do Projeto Compost são produzidas com garrafas PET que seriam descartadas no lixo comum.

Os moradores foram conscientizados e orientados em relação ao processo de decomposição do material orgânico presente na composteira e receberam consultoria completa sobre o processo biológico de compostagem. A iniciativa foi elaborada por Matheus Costa e Thays Marques do curso de Agronomia (UFG); Joyce Marques, de Relações Públicas (UFG) e Thaynara Vasconcelos, de Engenharia Civil (UNIP/GO), que estão competindo na categoria social na 5ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU).

Fonte: Projeto Compost

Categorias: Notícias