Congresso Química

Evento de Química Analítica reúne mais de 1200 pessoas

Em 27/09/18 16:50.

Encontro Nacional de Química Analítica teve selo de sustentabilidade e mais trabalhos apresentados que a última reunião

Edward no evento da Química

 

O 19º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) foi realizado entre 16 e 19 de setembro em de Caldas Novas/GO juntamente com o 7º Congresso IberoAmericano de Química Analítica (CIAQA). O evento realizado pela Sociedade Brasileira de Química, Universidade Federal de Goiás e Universidade de Brasília recebeu 1.218 inscritos vindos de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. Ao todo, foram apresentados 1.112 trabalhos na forma de pôster, representando o recorde na história dos ENQAs. Internacionalmente, o evento contou com palestrantes e participantes de diferentes países como Argentina, Portugal, Canadá e Estados Unidos. Do total de inscritos, o 19º ENQA & 7º CIAQA teve participação majoritariamente feminina (55%). 

O evento teve como tema central a "Inovação para a Química Analítica Sustentável". Com o apoio da Royal Society of Chemistry, várias ações sociais e ambientais foram realizadas, gerando um selo de sustentabilidade para o ENQA. "Tivemos coleta seletiva, copos reutilizáveis, doação de livros e inclusão de escolas", relata o coordenador geral do ENQA, professor Wendell Coltro (UFG). "O evento superou as expectativas, tudo funcionou bem, as salas estavam cheias desde as 8h e tivemos mais trabalhos inscritos do que na última RASBQ", afirma. 

Para a professora Márcia Foster Mesko (UFPel), diretora da Divisão de Química Analítica da SBQ, o sucesso do evento demonstra a consolidação da área de química analítica do Brasil, e reflete o empenho da comissão organizadora. "Fui um evento incrível – destaco o ENQA nas escolas, que permitiu a visita dos estudantes de Caldas Novas e motivou a todos, e a sessão Mulheres na Química Analítica, em que eu e outras pesquisadoras apresentamos dados sobre a atuação das mulheres na química analítica e algumas discrepâncias que ainda existem", conta. "Foi uma das sessões mais gratificantes que participei nos últimos anos." 

ENQA nas Escolas

O ENQA nas Escolas foi uma atividade dedicada aos estudantes das escolas de ensino médio da cidade de Caldas Novas. Com auxílio do professor Pedro Henrique Alves de Araújo, do Colégio Vetor de Caldas Novas, e sob a coordenação da Profa. Dra. Andréa Rodrigues Chaves (UFG), aproximadamente 500 estudantes de seis colégios de Caldas Novas tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Convenções, onde foi realizado o evento, e acompanhar uma seqüência de seis experimentos organizados por pesquisadores da UFG, UnB, UNISC, UFRGS e UNEB. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com vários pesquisadores, visitar a feira de exposição instrumental e, em geral, ficaram encantados com as atividades experimentais realizadas. Paralelamente ao ENQA nas Escolas, uma ação conjunta do INCT de Bioanalítica (INCTBio) e do Projeto "Química faz bem" (UFMG) viabilizou a exposição de aproximadamente 15 painéis mostrando trabalhos desenvolvidos pelo INCTBio com uma linguagem direcionada para estudantes do ensino médio. 

Doação de Livros

Uma das ações sociais do ENQA foi o recolhimento e doação de livros de química. Uma quantidade de aproximadamente 100 livros foi recebida dos participantes. O acervo foi doado à Associação Centro Juvenil Pela Vida (ACEJUVI), uma entidade sem fins lucrativos de caráter assistencial que desenvolve ações de assistência social e culturais junto à população carente da Cidade de Caldas Novas. 

Foto da mesa diretiva composta na seguinte ordem (esquerda para direita): Prof. Dr. Fabiano Molinos de Andrade (vice-diretor do Instituto de Química/UFG), Prof. Dr. Edward Madureira Brasil (reitor da UFG), Prof. Dr. Valdemar Lacerda (tesoureiro da SBQ), Prof. Wendell Coltro (coordenador do evento/UFG), Profa. Márcia Foster Mesko (diretoria da Divisão de Química Analítica, SBQ), Eliane Teixeira Rodrigues de Almeida, Secretária de Educação, Esporte e Lazer da cidade de Caldas Novas) e Prof. José Luis Costa Lima (Sociedade Portuguesa de Química)



Fotos da abertura do 19º ENQA & 7º CIAQA.



Fotos ENQA nas Escolas



Fotos Sessão Temática Mulheres na Química Analítica



Sessão de Paineis





 




Fonte: Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)

Categorias: Notícias