professora Vera_capa.png

Professora participa de evento internacional

Em 27/09/18 11:00.

A Prof.ª Vera Regina Barbuy Wilhelm da área de Conservação, do Curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais FCS/UFG , foi convidada para participar do evento sobre Conservação Preventiva de Bens Culturais, cuja abordagem foi sobre a evolução da área de Conservação Preventiva nesses 24 anos desde sua reunião de profissionais em Ottawa no Canadá.

Somente dois professores de universidades brasileiras foram selecionados para participarem do evento representando o Brasil e tiveram o apoio financeiro recebido pela importante Fundação Americana, Getty Foundation, que através de suas diferentes atividades, dá suporte a Preservação do Patrimônio Cultural Internacional.

O evento ocorreu em Turim na Itália de 10 a 14 de setembro e foi organizado pelo International Institute of Conservation, IIC, que é uma Instituição da Grã Bretanha. Estavam presentes no evento profissionais de diversas áreas, como conservadores, cientistas da conservação, historiadores da arte, arquitetos, arqueólogos, diretores de instituições, de centros de pesquisa, representantes de universidades, e outros profissionais, provenientes de diversos continentes.

professora Vera_01.png

Vera Wilhelm e Stefan Michalski, The Forbes Prize, do Canadian Conservation Institute

Entre os temas abordados no evento destacou-se a importância das ações preventivas nas instituições museológicas, culturais e “in situ” para a preservação do patrimônio cultural em seus diferentes aspectos. Houve também uma manifestação de apoio da Comunidade Internacional de Conservação ao trágico incêndio ocorrido no Museu Nacional da UFRJ. Um dos membros componentes da delegação da Unesco, que inspeciona atualmente as instalações do Museu no RJ também estava presente no evento.

Trajetória

A professora desenvolve o projeto de pesquisa intitulada: “Conservação Preventiva: desafios, perspectivas e inovações tecnológicas” avaliando a situação das instituições museológicas. Por ser um tema mais amplo a pesquisa permite fragmentar em linhas de atuação diferentes e inclui uma ampla gama de ações que consiste na realização de diferentes atividades teóricas e/ou práticas, na preservação dos acervos e bens culturais. Além disso, envolve as diversas áreas que direta ou indiretamente estão relacionadas ao projeto de pesquisa e de extensão, desenvolvidos pela professora na universidade, não só no campo museológico e institucional, mas também no patrimônio cultural em geral.

A participação no evento foi de grande importância não só pelo fato da professora ter sido selecionada entre outros profissionais, mas por ser a única profissional de ensino de conservação preventiva na UFG. Isso contribuirá para ampliar e fortalecer o campo que não é tão priorizado pelas instituições. A colaboração da professora se estende para outras unidades da UFG como a Faculdade de Artes Visuais, FAV, o Centro Cultural UFG, além do Museu Antropológico e permite difundir e destacar a necessidade de ações que possam colaborar para que as atividades de conservação preventiva sejam desenvolvidas de forma a atingir os parâmetros exigidos nas instituições artísticas e museológicas, além de contribuir para a identificação das necessidades e desafios a serem vencidos e para o possível direcionamento dos investimentos de recursos financeiros e de recursos humanos em ações que garantam a longevidade
dos bens materiais pertencentes aos acervos, ou mesmo dos outros bens componentes do patrimônio cultural.

professora Vera_02.png

Vera Wilhelm e a Sara Staniforth - Presidente do IIC