Bootcamp Capa 1

Olimpíada de Empreendedorismo mobiliza universitários

Em 24/09/18 14:33.

Trinta equipes participaram de um treinamento

Texto: Ednamar Dias

Fotos: Francys Pimenta

O último fim de semana foi bastante movimentado para os competidores da 5ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) da Universidade Federal de Goiás (UFG), disputada nas modalidades Social e Negócios. Trinta equipes participaram de um treinamento denominado Bootcamp, para exercitar criatividade, agilidade e espírito de equipe.

Bootcamp 2

Momento de Mentorias

Os alunos também receberam mentorias e traçaram o cronograma de ações para os próximos dias, e se emocionaram com a história do empreendedor Júlio Sousa, fundador do Projeto Redação, plataforma digital de correção de textos para o ENEM.

Abertura

As equipes foram recebidas pela Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação, Profa. Dra. Helena Carasek, que ressaltou o valor de iniciativas como a OEU para a formação dos alunos e para a sociedade. ”A UFG acredita na bandeira da inovação, ela torna o conhecimento  mais acessível e melhora a vida das pessoas”, concluiu a Pró-Reitora.

A abertura também contou com a participação do Prof. Dr. e Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e Tecnologia (Sedetec) de Goiânia, Celso Camilo. Em 2018, a Sedetec é parceira na realização da OEU.

Bootcamp 1

Abertura do Bootcamp

A gerente do Centro de Empreendedorismo de Incubação (CEI) UFG Goiânia, Emília Rosângela, deu as boas vindas aos participantes.”É um prazer receber vocês. Este ano, nossa Olimpíada está ainda mais abrangente, com participação de alunos de outras instituições, antiga reivindicação da comunidade acadêmica", ressaltou Emília.O CEI UFG é um dos organizadores da 5a.OEU juntamente com o CEI Beetech Jataí. Além de Goiânia e Jataí, participam da Olimpíada  as cidades de Rio Verde e São Luiz dos Montes Belos.

Projetos

Meio ambiente, educação, alimentação, música e orçamento doméstico foram os temas escolhidos pelos competidores na modalidade "social". A categoria "negócios" atraiu projetos nas áreas de moda, alimentos, engenharia, tecnologia, educação e escolha de carreira profissional. ”A Olimpíada nos desperta para melhorar a vida das pessoas”, observou a aluna do curso de Engenharia de Alimentos da UFG, Grazielly Veira. Gabriel Cruvinel, aluno de Engenharia de Computação da UFG, ficou satisfeito com o evento. ”A OEU nos ajuda a sonhar, concretizar projetos e ajudar quem precisa”, observou Gabriel.

Final

Agora, os alunos irão às comunidades para sensibilizar pessoas, concretizar parcerias e  verificar a viabilidade das ideias de negócios. No próximo dia 04 de outubro, eles enviarão um relatório à comissão organizadora sobre as atividades realizadas. Após essa etapa, serão selecionados 5 projetos de cada categoria para a fase final.

A banca final da 5ª OEU  ocorrerá no dia 16 de outubro e o resultado será divulgado no dia 17 de outubro. O primeiro lugar de cada categoria receberá cinco mil reais. O segundo lugar e terceiro receberão três e dois 3 e 2 mil reais respectivamente, totalizando vinte mil reais em prêmios. Os valores serão distribuídos entre as equipes.

Fonte: Assessoria de Imprensa CEI UFG

Categorias: Notícias