Contrato_Plano_Bacias1

Funape/UFG e Secima assinam ordem de serviço para Plano de Bacias Hidrográficas

Em 14/09/18 18:54.

O estudo compreende as bacias do Baixo Paranaíba, do Rio dos Bois, do Rio Meia Ponte e dos rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos

Contrato_Plano_Bacias1

Paulo Humberto Guimarães, Hwaskar Fagundes, Edward Madureira e Orlando Amaral (Foto: Fernanda Carvalho)

O reitor da Universidade de Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, o diretor executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape/UFG), Orlando Amaral, e o secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Hwaskar Fagundes, assinaram, nesta sexta-feira (14/09), a ordem de serviço do Plano de Bacias Hidrográficas de Goiás. Na reunião realizada no gabinete do titular da Secima, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, estiveram presentes membros do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Plano e os representantes dos Comitês das Bacias Hidrográficas (CBH). O prazo de elaboração do Plano de Bacias Hidrográficas é de 18 meses.

Na ocasião, o titular da Secima afirmou que o Plano de Bacias é um instrumento de políticas públicas que irá estudar quatro bacias (do Baixo Paranaíba, do Rio dos Bois, do Rio Meia Ponte, e dos rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos). "O Plano vai traçar o diagnóstico, os cenários futuros e indicar as ações, diretrizes e metas para os próximos 20 anos de gestão", disse. "O planejamento deverá garantir a qualidade e a quantidade de água para as futuras gerações, e este será um dos maiores legados desta gestão", enfatizou Hwaskar Fagundes.

Papel social

Para o reitor da UFG, a elaboração deste Plano significa o cumprimento do papel social da Universidade. "Este projeto da Secima, a ser elaborado pela UFG, será um trabalho científico histórico para Goiás. A Universidade está a serviço do desenvolvimento do Estado", disse Edward Madureira. De acordo com o diretor executivo da Funape, Orlando Amaral, este é mais um dos 380 projetos de pesquisa desenvolvidos atualmente pela Fundação. “Desde a sua criação em 1981, a Funape tem sido o braço operacional da UFG”, afirmou Orlando Amaral.

O professor Kléber Formiga, responsável pela execução do Plano de Bacias Hidrográficas, afirmou que a necessidade da elaboração deste Plano é recente. De acordo com ele, Goiás não enfrentava problemas de escassez de água até pouco tempo, mas a partir do uso intenso, do desabastecimento das cidades e das restrições, foi se tornando necessário um planejamento do uso das bacias. "Este planejamento, que iremos começar a partir de agora irá nortear e estabelecer critérios para a gestão da água, inclusive no que diz respeito às outorgas", explicou.

Contrato_Plano_Bacias2

Edward Madureira, Orlando Amaral e Hwaskar Fagundes assinam a ordem de serviço (Foto: Fernanda Carvalho)

Fonte: Secima

Categorias: Institucional