UFG e Embrapa_04_capa.png

Workshop aproxima ainda mais UFG e Embrapa

Em 05/09/18 08:36.

Durante todo o dia, pesquisadores das duas instituições irão discutir as atuais parcerias e estabelecer os próximos passos de atuação em diversas áreas de pesquisa

Texto: Caroline Pires

Fotos: Adriano Justiniano

 

Com o objetivo de dar continuidade às parcerias já existentes e identificar novas áreas de colaboração mútua, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG recebe hoje, 5/9, o Workshop UFG/Embrapa: da produção à mesa. Pesquisadores das duas instituições irão realizar um dia de imersão para discussão de possíveis áreas para a realização de pesquisas em conjunto. 

Durante a abertura do evento, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, destacou a necessidade de que todos os envolvidos estejam engajados no estabelecimento de projetos em comum, especialmente diante do quadro de instabilidade e escassos recursos para pesquisas. Ele afirmou ainda que, apesar das dificuldades, o que se vive hoje é o inevitável deslocamento de grandes centros de pesquisa na região Centro-oeste. O reitor ainda demonstrou a sua insatisfação com a dificuldade encontrada de captação de recursos, especialmente na área de internacionalização. "Vamos seguir lutando contra as assimetrias de investimentos nas instituições de ensino superior", afirmou. Edward Madureira destacou ainda que é produzindo conhecimento em instituições sólidas, como as reunidas no workshop, que irão mudar nossa sociedade.

UFG e Embrapa_02.png

Edward Madureira defendeu a união de forças em prol do avanço de pesquisas no Centro-oeste

 

Também durante a abertura, o Chefe Geral da Embrapa Arroz e Feijão, Alcido Elenor Wander, frisou que a intenção da Embrapa é melhorar a profícua parceria já solidificada. "O importante é sempre fortalecer a relação para além das ações já existentes, abrindo possibilidade de transformar aproximação de pesquisadores em novos projetos concretos", afirmou. Já Élcio Guimarães, Chefe Adjunto de Pesquisa da Embrapa Arroz e Feijão, destacou que essa nova fase produtiva com certeza irá render novos produtos de sucesso que irão produzir um impacto positivo para toda a sociedade. 

Durante toda a manhã os participantes irão assistir a painéis sobre pesquisas e projetos que poderão servir de base para o encaminhamento das novas parcerias nas áreas de mapeamento do uso da terra no Cerrado, metabólitos secundários de plantas e solos, e sobre a diversidade de microrganismos e seu uso na agricultura. No período da tarde, os pesquisadores serão divididos em grupos de discussão para encaminhar as novas parcerias em pesquisa e ensino.

UFG e Embrapa_01.png 

Alcido Wander, Chefe Geral da Embrapa Arroz e Feijão discursa na abertura do evento

 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Institucional