Saúde UFG+

Projeto itinerante leva serviços de saúde para trabalhadores da UFG

Em 04/09/18 18:23.

Primeira edição será em outubro no Instituto de Física, no Câmpus Samambaia

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Leandro Pinho

Uma equipe formada por diversos representantes de Comissões Internas de Saúde do Servidor Público (Cissp) apresentou no dia 4 de setembro na reitoria da UFG o projeto Saúde do trabalhador UFG+. Com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas) da UFG o projeto irá viabilizar ações itinerantes dentro da UFG oferecendo serviços de saúde para técnicos, professores e terceirizados que trabalham na universidade.

A intenção do projeto é levar serviços de saúde como aferição de pressão, vacinas, serviço fonoaudiológico, testes rápidos para doenças infectocontagiosas, medidas educativas e também práticas integrativas (florais de bach, reiki, acupuntura, entre outras). Trabalhadores que as equipes detectarem que precisam ser acompanhados serão auxiliados por um serviço de triagem do Sistema Integrado de Apoio a Saúde do Servidor (Siass) para que busquem tratamento.

A intenção dessa proposta é fortalecer as Cissp e também melhorar a saúde dos trabalhadores. Segundo uma das integrantes do projeto, Camila Alves, da Cissp da Faculdade de Nutrição, uma das comissões pioneiras na UFG, todo esse trabalho começou com a intenção de que os trabalhadores pudessem voltar para casa em segurança. Com diversas ações que começam com prevenção de acidentes e hoje já se estendem para práticas integrativas de qualidade de vida no trabalho, as Cissp objetivam estar atentas à saúde do servidor.

A primeira ação já está marcada e será no dia 9 de outubro, das 14 às 18 horas, no Instituto de Física da UFG. Além da unidade, serão convidados trabalhadores de unidades adjacentes. Este ano ainda deve ocorrer uma nova edição na Praça Universitária, mas não há data e local definido. Por enquanto o projeto está cadastrado como extensão, mas a intenção é que se torne um programa da universidade. Coordenado pelo professor da Faculdade de Enfermagem da UFG, Marcos André, o projeto conta com grande participação de técnico-administrativos.

Para o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Everton Wirbitzki da Silveira, essas ações de promoção da sáude são uma das razões da criação da Direção de Atenção à Saúde do Servidor (DASS) dentro da pró-reitoria. “Nosso objetivo é fomentar cada vez mais a integração dos trabalhadores da UFG, seja pela organização dessas ações, seja por sua participação nos projetos”, ressaltou o pró-reitor.

Saúde UFG+
Projeto de extensão deve virar um programa da UFG

Fonte: Secom UFG

Categorias: Institucional