Encontro Dirigentes Capa

Encontro de Dirigentes debate melhorias no ambiente de trabalho

Em 16/08/18 14:45.

Previsão da chegada de novos servidores fomenta discussão com gestores

Texto: Gustavo Motta

Fotos: Carlos Siqueira

A Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Goiás (DAD/ProPessoas/UFG) promoveu, na última quarta-feira (15), o Encontro de Dirigentes da UFG. O evento contou com a participação da Reitora em Exercício, Professora Sandramara Matias Chaves; do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Everton Wirbitzki da Silveira; e da responsável pela DAD, Professora Rosângela Nunes Almeida de Castro.

O evento foi realizado no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, e contou com mais de 80 gestores, representantes de 50 unidades ou órgãos que constituem a Instituição, que se reuniram às 14h, com objetivo de compartilhar saberes e fazeres, bem como atividades de atualização e aprimoramento profissional. A iniciativa buscou fomentar boas práticas na recepção dos novos servidores, e o papel do líder na gestão de pessoas, visto que, é prevista, para esse semestre, a chegada de 350 novos colaboradores.

Encontro Dirigentes Capa

Da esquerda à direita: Diretora da DAD/UFG, Profa. Rosângela Castro; Reitora em Exercício, Profa. Sandramara Matias Chaves; Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Everton Wirbitzki; e Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Lucilene Maria de Sousa

Palestra

O Professor Edward Humberto Guimarães Júnior, docente da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas (FACE/UFG), foi convidado ao encontro, para conduzir uma palestra com o tema “Gestão do Fator Humano: O papel do líder”. O palestrante conta que o convite veio a pedido da Professora Rosângela Castro, com objetivo de ministrar uma palestra para contribuir, com os gestores, no acolhimento dos novos técnicos-administrativos que integrarão o quadro de servidores da UFG.

Encontro Dirigentes 2

Professor Edward Guimarães palestrou sobre o papel da liderança em gestão

“O Encontro de Dirigentes foi um momento muito propício para ampliar o diálogo sobre a gestão de pessoas na instituição e repensar o papel dos gestores no sentido de ajudar, escutar, orientar e assegurar a convivência de suas equipes, além de estabelecer espaços de discussão para que possam ser debatidas questões sobre a organização do trabalho e mediar mudanças que contribuam com a qualidade do trabalho dos servidores”, destacou.

A apresentação tratou da subjetividade no trabalho, e sobre a importância da afetividade e do engajamento para a obtenção de melhores resultados produtivos. “Trabalhar não é somente produzir, é viver junto, o que causa conflitos ocasionados pelo confronto do sujeito, portador de uma história singular, com uma situação de trabalho”, destacou na apresentação. Sendo assim, foi abordado o papel do líder nas dinâmicas laborais. Esse tema é importante, pois ajuda a “repensar o papel dos gestores no sentido de ajudar, escutar, orientar e  assegurar a convivência de suas equipes”, destaca o docente.

Encontro

De acordo com a Professora Rosângela Castro, o encontro integra um conjunto de iniciativas que valorizam ações efetivadas pelos gestores da UFG, bem como atividades de atualização e aprimoramento profissional, propiciando um espaço de discussão e reflexão sobre questões da prática cotidiana da gestão de pessoas. “A presença da Reitora em exercício, Professora Sandramara Matias, dos Pró-reitores, dos Diretores e Chefes de Unidades e Órgãos da UFG, demonstra a disposição da alta gestão com a melhoria contínua e a promoção da integração da área de Gestão de Pessoas ”, ressalta.

Após a palestra, a Professora Rosângela realizou uma breve apresentação sobre as boas práticas de recepção aos novos servidores. Entre essas medidas, foi reforçada a necessidade de se definir as atividades de cada colaborador, em conformidade com a Resolução 012/2004 do Conselho Universitário (Consuni), além de se preparar o ambiente para a chegada de novos servidores, em atendimento às necessidades materiais e estruturais para o desenvolvimento de cada atividade.

Durante o encontro, o Pró-Reitor Everton Wirbitzki da Silveira destacou que existe o objetivo de se estender a discussão sobre aperfeiçoamentos em gestão e boas práticas de trabalho, no âmbito da Universidade. “Pretendemos realizar, anualmente, outros momentos de discussão como esse - cerca de três ou quatro a cada ano”. Com objetivo de definir temas para os próximos encontros, cada gestor recebeu um documento de preenchimento, com objetivo de escolher pautas a serem debatidas, tais como Comunicação, Relações Humanas e Qualidade de Vida no trabalho.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última Hora