Educador Nota 10 Capa

Professor do CEPAE é finalista do Prêmio Educador Nota 10

Em 09/07/18 15:56.

Leonardo Andrade ficou entre os 50 finalistas com projeto sobre jogos de matrizes indígenas e africanas

O professor de Educação Física, Leonardo Andrade, do Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação (CEPAE/UFG), foi classificado entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, oferecido pela Fundação Victor Civita. A iniciativa visa valorizar projetos que mostrem a importância da aprendizagem de crianças e jovens e a tarefa de mantê-los numa boa escola.

Leonardo Andrade

Foto: Prêmio Educador Nota 10

Em 2018, o prêmio recebeu mais de 4.100 inscrições. Após ficar entre os 50 finalistas, Leonardo passa a uma segunda etapa, em que serão selecionados 10 vencedores. Haverá também uma premiação especial para o Educador do Ano.

Dedico este prêmio a todos os professores do CEPAE/UFG, mas sobretudo aos parceiros do Departamento de Educação Física, da 1º fase do Ensino Fundamental e a todos os professores brasileiros que acreditam na transformação social e se debruçam em busca de uma educação crítica e autônoma no Chão da escola”, declarou o professor.

O projeto

Além de ampliar o repertório de brincadeiras da turma do 5º ano do CEPAE, o projeto do professor Leonardo Andrade visava apresentar a cultura africana e indígena e trabalhar questões antirracistas, apropriando todos do contexto histórico da cultura brasileira e proporcionando descobertas sobre jogos passados de geração em geração.

O projeto inclui a prática de brincadeiras como “arranca mandioca” e “escravos de Jó”. Além de brincar, as crianças fizeram pesquisas, participaram de discussões coletivas e elaboraram um livro sobre o tema do projeto, o que tornou a aprendizagem mais significativa.

Categorias: Última Hora