Cecate_1a

Lançado o Primeiro Centro Colaborador para o Transporte Escolar do Brasil

Em 19/06/18 17:03.

A UFG é a primeira universidade a participar da projeto, idealizado pelo curso de Engenharia de Transportes

Cecate_1

O reitor da Universidade Federal de Goiás, professor Edward Madureira Brasil, participou, nesta terça-feira, no auditório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em Brasília, do lançamento do primeiro Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar do Brasil (CECATE), resultante da parceria firmada com o Ministério da Educação e com o FNDE. A UFG é a primeira universidade a participar da iniciativa por meio de um projeto idealizado pelo curso de Engenharia de Transportes da UFG.

O lançamento oficial do CECATE foi presidido pelo ministro da Educação, Rossieli Soares. Ele lembrou que o MEC anunciou recentemente o aumento do repasse do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e que a nova licitação para compras de ônibus do Caminho da Escola também está na reta final. Afirmou que programas de transporte escolar do Brasil nunca foram avaliados antes, e que, pela primeira vez, o MEC/FNDE toma a iniciativa de executar este trabalho juntamente com a UFG.

O reitor Edward Madureira agradeceu a oportunidade de participar dessa iniciativa, pioneira no País. E ressaltou que a UFG tem pessoal com alta qualificação técnica para coordenar e executar o empreendimento. O projeto foi apresentado pelo professor Willer Luciano Carvalho, do curso de Engenharia de Transportes da UFG. Também participaram da mesa diretiva Sílvio Pinheiro, presidente do FNDE; José Fernando Uchoa, diretor de Ações Educacionais do FNDE; Maria Nazaré, coordenadora-geral da Política de Transporte Escolar; Beatriz Oliveira, estudante da UFG. O alunos do curso de Engenharia de Transportes da UFG integram o projeto, que percorrerá todo o território brasileiro no período de um ano.

Resultado de Termo de Execução Descentralizada (TED 6372/2017), o projeto viabilizará a capacitação de gestores em relação ao planejamento e regulação do Transporte Escolar e de membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social – CACS. Será realizado um curso piloto de capacitação desses agentes públicos, como forma de validar e aprimorar o plano do curso. Estão previstas ainda outras ações: ministrar o curso para outras seis turmas, contemplando um total de 90 municípios capacitados; avaliar o programa Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE, junto a todos os municípios, via pesquisa web; elaborar dez cartilhas relacionadas com o Transporte Escolar; e desenvolver uma ferramenta de gestão do transporte escolar para os municípios.

Cecate_2

Cecate_3