Reunião Prefeitura_maio_capa.png

UFG fecha parceria para realizar Festival Internacional

Em 23/05/18 12:24.

Reitor Edward Madureira se reuniu com prefeito Iris Rezende para debater sobre o projeto 

Texto: Letícia Rocha

Fotos: Carlos Siqueira

Naúltima terça-feira (22/5) o reitor Edward Madureira e a vice-reitora Sandramara Matias se reuniram com o prefeito Iris Rezende para discutir uma ação conjunta que dará vida a uma iniciativa na área da música. A pauta da reunião foi o 1° Festival Internacional de Ópera de Goiânia (FIOG) que está previsto para ocorrer nas instalações da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre os dias 07 de junho a 17 de agosto. O projeto receberá o apoio da Prefeitura de Goiânia. 

Um dos temas mais destacados na reunião foi necessidade de fomentar a área da cultura. "Tanto por parte da prefeitura, quanto por parte das universidades, tem de existir uma preocupação com a difusão da cultura, de tudo, da música principalmente", afirmou o prefeito Iris Rezende que ressaltou também a importância dessa arte enquanto terapia. "É um alento até para minimizar o sofrimento, a angustia de pessoas através da música", concluiu. 

O reitor Edward pontuou que o festival vem para coroar esse momento da EMAC, depois de muitos anos de realizações. "Temos hoje uma das melhores escolas de música de todo o Brasil na UFG", concluiu o reitor. O evento terá uma programação diversa com óperas que agradam a todos os gostos. 

O idealizador do projeto, professor Adriano Pinheiro, destacou a importância do evento. Segundo ele, "é preciso trazer uma cultura de qualidade e formar um público com interesse em música de qualidade." Adriano também deu detalhes sobre o festival e explicou que os alunos que forem selecionados para se apresentar receberão incentivo com aulas de canto, técnica vocal, fisiologia da voz e teatro durante 21 dias. "Esse é um grande diferencial para o festival, porque além de estarmos formando um público, estamos formando talentos aqui em Goiânia", destacou o professor. 

O secretário de Cultura de Goiânia, Kleber Adorno, e a Diretora de Cultura da UFG, Flávia Maria Cruvinel, junto a outros representantes da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC / UFG) também estavam na reunião e falaram colaboraram na elaboração de planos para a realização do evento.  

Reunião Prefeitura_maio.png

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última Hora