PPC lançamento de software

Software para Projeto Pedagógico de Curso é lançado na UFG

Em 14/05/18 18:13.

Ferramenta deve facilitar e agilizar procedimentos para a criação ou a reformulação de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira

A partir de agora as unidades acadêmicas da UFG passam a contar com uma ferramenta para auxiliar no processo de elaboração de projetos pedagógicos de curso (PPC), o sistema de gerenciamento de PPC (SisPPC - versão 1.0). O software é resultado do trabalho conjunto da Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), o Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que é a gestora do sistema.

O programa é baseado na legislação federal vigente e na Instrução Normativa nº 03/2016 da Câmara Superior de Graduação, do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec), da Universidade Federal de Goiás (UFG), a qual define PPC como o documento norteador da ação educativa no âmbito da formação acadêmica em nível de graduação, além de explicitar os objetivos, a organização curricular, os processos de avaliação e os fundamentos políticos, filosóficos e teórico-metodológicos de um curso de graduação.

PPC lançamento de software - Leandro Oliveira

Leandro Oliveira: nova plataforma vai ajudar a superar entraves na elaboração de PPCs

As vantagens da nova plataforma - que pode ser acessada pelo portal UFGNet - incluem a padronização do documento final, cálculos automatizados, editor de texto com mais recursos como imagens e tabelas, regras do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG) automatizadas, avisos de pendências, construção gráfica da sugestão de fluxo, minuta de resolução padronizada, salvamento automático e aproximação da Prograd no acompanhamento da escrita dos PPCs.

O titular da SeTI, Leandro Luis de Oliveira, explica que durante os quatro anos nos quais permaneceu na Prograd, antes de assumir a recém-criada secretaria, trabalhando com os projetos pedagógicos, observou algumas dificuldades na elaboração desses documentos. O contato estreito que estabeleceu com os coordenadores de curso, com os presidentes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), e com as unidades acadêmicas o ajudaram a ampliar essa percepção. A expectativa é justamente a de sanar as vulnerabilidades e conferir mais agilidade ao processo.

“A falta de padronização que havia no formato dos PPCs era algo que realmente dava muito trabalho. Principalmente, para a Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC), que precisava gastar dias para formatar esse PPC, no formato de resolução, e depois publicar.  As definições do RGCG também causavam alguns transtornos nas idas e vindas do projeto pedagógico, da unidade acadêmica para a Coordenação de Currículo e Avaliação da Prograd e depois voltava à unidade acadêmica”, pontua Oliveira, que também menciona problemas relacionados à carga horária, matriz curricular, gestão de fluxo dentre outros.

Na opinião do coordenador de Currículo e Avaliação da Prograd, André Freiria, “o sistema de gerenciamento vai facilitar bastante o trabalho das coordenações do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Estamos bem esperançosos de que vai agilizar bastante o processo de aprovação dos PPCs e já estamos à disposição para aqueles que estão ávidos para ter acesso ao sistema”.

Leandro Oliveira ressalta que esta é a primeira versão do sistema de gerenciamento e que estão abertos ao recebimento de sugestões para o aperfeiçoamento da plataforma. “Já temos um ciclo de desenvolvimento e de evolução desse sistema já definido, e ele inclui o recebimento de sugestões. Ao longo do tempo, vamos fazer a análise da viabilidade técnica dessas sugestões, e assim que o sistema for adaptado para novas versões, o que for possível vai ser inserido. A nossa ideia é criar uma plataforma cada vez melhor, que facilite mais a vida das coordenações e dos NDEs nesse árduo processo de construção e de reformulação de PPCs”.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última Hora últimas notícias SeTI CERCOMP PPCs PROGRAD