Celina_capa

Celina Turchi é eleita membro da Academia Brasileira de Ciências

Em 11/05/18 16:49.

Graduada pela UFG, Celina Turchi é uma das pioneiras nos estudos das deformações causadas em recém-nascidos pelo Zyka Virus

A médica Celina Turchi, graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tomou posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) no último dia 8 de maio. Celina é uma das pioneiras nos estudos das deformações causadas em recém-nascidos pelo Zyka Virus.

A cientista goiana possui mestrado em epidemiologia pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, e doutorado em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP). Durante sua carreira, Celina recebeu diversos prêmios como a Honra ao Mérito (1994), concedida pela Academia Goiana de Medicina; Destaque na área de Saúde (2003), concedido pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera (2007), concedida pelo Governo do Estado de Goiás.

Celina_Tuchi

Celina Turchi foi homenageada pela UFG em 2016

Em 2016, Celina Turchi foi eleita entre as dez personalidades mais influentes na ciência pela Revista Nature e, em 2017, recebeu a Medalha do Mérito Heroínas do Tejucupapo, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A médica também está entre as 100 pessoas mais influentes em 2017, de acordo com a Revista TIME.

Ainda em 2016, a médica foi homenageada durante conferência realizada no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG (IPTSP). Como reconhecimento à sua importante trajetória de ensino e pesquisa na área de infectologia e epidemiologia, a instituição deu início ao processo de concessão do título de professora emérita da Universidade.

Categorias: Última hora