Comissão de Verificação divulga balanço

Comissão de Verificação realiza mais de 2 mil entrevistas

Em 03/05/18 16:04.

UFG divulga balanço da primeira participação da Comissão de Verificação de Autodeclaração durante o processo de matrículas 2018-1

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira

Oitenta e sete por cento dos candidatos aprovados para uma vaga na Universidade Federal de Goiás (UFG) que optaram pelo sistema de cotas étnico-raciais destinado a pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas conseguiram ingressar na Instituição. Os pedidos dos demais 13% foram negados. Os dados são da Comissão de Verificação de Autodeclaração com base na primeira atuação durante o processo de matrícula 2018/1.

Anteriormente, a Comissão de Verificação agia a partir de denúncias de irregularidade. A novidade visa prevenir fraudes e garantir que as cotas sejam utilizadas por quem realmente tem direito a elas. O presidente do comitê, Pedro Rodrigues Cruz, afirma que a atuação da Comissão de Verificação de Autodeclaração foi positiva. “As pessoas estão entendendo que, de fato, a Comissão cumpriu o seu papel no processo todo dado ao número, que foi bastante elevado, de 2.099 entrevistas em três fases do processo [1ª, 2ª e 3ª chamadas, recursos e chamada pública] e apenas 13% dessas entrevistas tiveram indeferimento do pedido de matrícula. Na nossa opinião, esse número está dentro da expectativa que tínhamos inicialmente”, observa. Dos 275 pedidos indeferidos, dez foram levados à Justiça. Desse total, oito foram indeferidos. Um está sem decisão e um conseguiu reverter o parecer da comissão.

Comissão de Verificação divulga balanço

Verificação de autodeclaração na matrícula previne fraudes e assegura direitos

Pedro Cruz observa que, mesmo com todas as conquistas obtidas, já estão sendo pensadas melhorias para o processo seletivo 2019/1. Essas alterações serão de ordem estrutural e de reforço no treinamento dos componentes das bancas verificadoras. As próximas ações da Comissão de Autodeclaração envolvem a participação em eventos estratégicos promovidos pela UFG.

Uma das reuniões de planejamento vai ocorrer em maio, quando será arquitetada a atuação dos membros da Comissão, da Coordenadoria de Ações Afirmativas (Caaf) e da Coordenação de Inclusão e Permanência (CIP) em eventos como o Espaço das Profissões e o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex 2018). “Vamos definir como nós vamos participar e dialogar com essa população que entra na Universidade nesse momento. O Espaço das Profissões é particularmente estratégico porque vai trabalhar com o nosso público-alvo, que são os alunos do ensino médio que almejam ingressar na Universidade. É importante fazer essa conversa com eles para mostrar como ocorre o processo seletivo para quem opta pelo programa de cotas étnicos raciais”, salienta Pedro Cruz.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Últimas Notícias Última Hora UFGInclui Comissão de Verificação CAAF